5 coisas incríveis (ou estranhas) na China

Data: 2 setembro, 2016

Categoria: Mochilão

De toda a volta ao mundo, a China é o país mais difícil de definirmos. Não dá pra afirmar categoricamente que nós amamos, mas também não dá pra dizer que foi uma experiência ruim, ou que não vale a pena visitar.

Certamente, dentre os 19 países visitados, a China é o lugar mais diferente de todos. A cultura mais distante da nossa, comportamentos, costumes, idioma, dia a dia, comida, tudo, tudo diferente.

A lista de esquisitices e coisas lindas e impressionantes é bastante extensa. Por isso, sem sombra de dúvidas passar 20 dias em território chinês foi das experiências mais marcantes de toda a minha vida!

Vira e mexe, me pego lembrando de alguma dessas 5 particularidades listadas abaixo, belas ou estranhas, e bate aquela saudade de fazer tudo de novo.

1. Comidas de rua = Obras de arte

A alimentação na China é um show a parte! Dentro dos restaurantes, um pouco daquilo que estamos habituados: yakissoba, legumes no vapor, arroz, cogumelos, pimenta, sopa e tals. Porém, nas calçadas, a coisa ganha outra dimensão! As comidas de rua são abundantes, diversas, muitas delas esquisitas, mas outras encantadoras!

china5

Olhem só essa bala de caramelo! Preparada na hora por um cara que só pode ser considerado um artista plástico e não cozinheiro. O cliente escolhe o formato e lá vai ele criar uma bala de caramelo gigante na forma de dragão, peixe, borboleta, entre outros. Coisa linda!

2. Árvores coloridas

Confesso: minha expectativa em relação à natureza na China era bastante baixa… Próxima do zero! Nas cidades que iríamos visitar, eu estava pronta pra ver construções milenares, luminárias vermelhas, bandeirolas coloridas, dragões, espadas e etc.

china3

Então, quando chegamos a Pequim, me deparei com árvores de cores tão lindas, diversas, cheias de vida. A mesma experiência se repetiu na Muralha da China, que tem suas montanhas tomadas por árvores floridas, e em Xi’an, com flores vermelhas, rosas, brancas, amarelas, etc e tal por todos os lados.

china2

É um espetáculo de flores bastante diferentes das nossas que merece contemplação!

3. Refeições no saco

Como nem tudo são flores (hehehe), esse é certamente um dos hábitos mais estranhos da China: se você pedir uma refeição ou bebida pra viagem, receberá sua compra dentro do saquinho plástico. Isso mesmo: macarrão, sopa, refrigerante “jogados”diretamente dentro do saco plástico, sem embalagem!

china7

Nos primeiros dias, estranhávamos muito as pessoas indo trabalhar carregando seus saquinhos com yakissoba (ou noodles). Depois de uma semana, já estávamos encarando a refeição no saco! Hahahahha!

china6

4. Fotos com turistas

Isso muita gente já ouviu falar, né?! Realmente, os chineses demonstram muita curiosidade em ver ocidentais rodando pela China. Essa curiosidade é expressada com diversos comportamentos, como olhar fixamente para os turistas, apontar, comentar e tirar fotos.

muralha8

Sim, isso irrita um pouco depois de alguns dias, mas o segredo é procurar se divertir com a situação. Principalmente quando eles pedem pra tirar fotos com você!! É como se fôssemos celebridades por alguns dias…! Então, desencane e saia distribuindo fotos e autógrafos. 😀

5. Grandiosidade em tudo

Era de se esperar, né?! Afinal, é MUUUITAA gente em todos os lugares!!

A Cidade Proibida não poderia ter outro nome, de tão imensa que é! A praça da Paz Celestial, o Palácio de Verão, os soldados de Xi’an, os templos, os banheiros públicos, as filas no metrô, a quantidade de guichês nas estações. Tudo enorme, tudo lotado, tudo proporcional ao tamanho do país e da população.

china4

Por isso, não espere tranquilidade quando for à China. Prepare-se para filas, lugares lotados, mas uma excelente organização pra evitar o caos.

A China é proporcionalmente encantadora e cansativa. Prepare-se, mas entregue-se aos encantos. E boa viagem! 🙂

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Manual completo para viajar de navio de carga

Como chegar a Machu Picchu

Como fazer a Trans Siberiana

Rota de volta ao mundo: Começando a organizar

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*