5 livros para quem ama barcos pequenos

Data: 8 fevereiro, 2017

Categoria: Barcos

Viajar o mundo em veleiros pequenos é algo para poucos. A grande maioria dos velejadores procura veleiros grandes para realizar suas aventuras. Mas não desista, separei uma lista de 5 livros para quem ama barcos pequenos e sonha em se aventurar por aí sem precisar de muito.

Vamos lá:

Cem dias entre céu e mar

Autor: Amyr Klink

Essa foi a primeira grande aventura do nosso maior aventureiro. Atravessar da África ao Brasil em um barco a remo. Um dos melhores livros que já li na vida, vale muito a pena!

Trecho do livro:
Que diabo vim fazer aqui, neste lugar maluco? – me perguntava em voz alta. E, remando em silêncio, respondia: – Tentar sair daqui. De fato, nada colaborava para que eu achasse normal a paisagem a minha volta. Ondas completamente descontroladas, águas escuras, tempo encoberto, um barulho ensurdecedor. Por onde andariam as tranqüilas águas azuis do Atlântico de que tanto ouvira falar? Sem dúvida, longe da África.

Á Deriva – Setenta e seis dias perdido no mar

Autor: Steven Callahan

Durante uma noite em que o mar se encontrava especialmente agitado, Callahan foi surpreendido com um impacto em sua embarcação de 21 pés. Em poucos minutos percebeu que seu pequeno barco iria afundar. No bote salva vidas de dois metros de diâmetro, conseguiu armazenar tudo o que poderia ser útil: estojo de primeiros socorros, um colchão, dessalinizadores, fios, barbantes, facas, sinalizadores e um exemplar do livro “Sobrevivendo no Mar”, de Dougal Roberson.

Com certeza um livro obrigatório para quem pensa em se aventurar por esse mundo e deseja se preparar para momentos difĩceis.

Volta ao mundo em um 12 pés

Autor: Serge Testa

Serge conseguiu entrar para o Guiness em 1984, num barco de 3,60 m, o pequeno Acrohc. Um belo relato de viagem para os amantes de veleiros pequenos.

Trecho do livro:
No dia seguinte, aproximando-me de Durban, chamei o capitão do porto. Ele mandou a lancha da Polícia Marítima para se encontrar com o Acrohc fora do porto, quando eu estava ainda meia milha ao Norte do quebra-mar. Ouvindo pelo rádio eu pude escutar uma discussão entre o comandante da lancha e o capitão do porto. Alguém na lancha disse: – Estou já fora do quebra-mar e não estou vendo o iate. – É um iate de doze metros, de bandeira australiana, e a vela tem uma faixa amarela, foi a resposta. Depois de algum tempo interrompi para dizer: – São doze pés, não metros.

Sozinho ao redor do mundo

Autor: Joshua Slocum

O spray, barco do Joshua Slocum não pode ser considerado um barco pequeno ( 37 pés ). Coloquei o seu livro nessa lista pois a aventura do Slocum foi feita em 1895 e seu barco já tinha quase 100 anos de idade.

Veleiros pequenos precisam de um navegador que siga bem sem grandes equipamentos tecnológicos, Slocum fez a primeira volta ao mundo sozinho utilizando somente engenhosidade, determinação e muito conhecimento.

Vale muito a pena ler esse livro!!

Aventuras no Mar

Autor: Hélio Setti Jr.

Esse talvez seja um dos melhores livros sobre relato de viagem escrito em Português. O problema é que é muito difícil de ser encontrado, tive a oportunidade de ler a alguns anos atrás e ao tentar comprar um exemplar, nunca consegui.

O barco não é pequeno ( 35 pés ), mas tenho um bom motivo para colocar esse livro nessa lista: A simplicidade tipicamente brasileira que Hélio passa no seu relato é quase motivacional. Ao ler você se identifica com o autor e ao invés de pensar que esse é um sonho impossível, você acaba se convencendo que também é capaz de ir desbravar o mundo.

Infelizmente Hélio morreu aos 39 anos de um aneurisma enquanto bebia um chope com amigos em um bar de Curitiba. É para refletir, depois de tantos perigos em 4 anos de aventura, morrer assim, de forma tão repentina – Para morrer basta estar vivo.

Espero que tenha gostado da lista, tem algum livro que gostaria de indicar?? Sinta-se à vontade e comente!

2 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Melhores barcos para morar

Como construir seu barco

Como usar o sextante

Quanto custa morar em um barco

2 comentários
  1. Antonio Carlos Mendonça Nunes Responder
    23 de julho de 2017

    Tenho interesse em receber informações sobre material ligado a navegação, por e-mail. Grato,

  2. Marcos Andrade Responder
    25 de agosto de 2017

    Aventuras no Mar
    Autor: Hélio Setti Jr.

    tens para vender??

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*