5 motivos para viajar sozinha

Data: 31 outubro, 2016

Categoria: Mochileiras

Tem quem odeie, por exemplo, sentar em um restaurante e fazer uma refeição sozinho, imagine só pegar uma mala e viajar por aí apenas na companhia de si mesmo?!

Viajar sozinho é um tabu pra muita gente, principalmente (e infelizmente) se o viajante em questão for uma mulher, porque aí além das tradicionais perguntas sobre solidão, também acontece uma enxurrada de questionamentos sobre segurança.

mochilao1

De fato, nós mulheres precisamos de cuidado redobrado ao decidir realizar o sonho de fazer viagens solo pelo Brasil ou pelo mundo e aqui no blog eu já falei bastante sobre isso no post sobre Dicas de segurança para mulheres viajantes.

Também precisamos dedicar tempo ao planejamento e à pesquisa de informações úteis sobre os lugares que serão visitados, pois assim evita-se dor de cabeça e imprevistos.

Mas apesar dos tabus e demandas, há muita gente ao redor do mundo que é simplesmente fascinado pelas emoções e sensações de desbravar sozinho novas cidades e países. E, nesse grande grupo de aventureiros, lá estão as valentes mulheres que, assim como eu e você, têm muito mais que esses 5 motivos para continuar viajando sozinha por esse mundão lindo! 🙂

1. A liberdade de fazer tudo no seu tempo

Quem curte viajar na companhia de outras pessoas sabe que um dos principais desafios para manter a paz dentro do grupo é administrar bem o tempo, para que todos consigam conhecer os lugares que têm interesse.

E aí, muitas vezes acabamos abrindo mão de ficar mais tempo em um lugar que gostamos muito, pois precisamos correr para o próximo passeio tão esperado pela sua amiga, irmã ou namorado.

Por isso, ter a liberdade de fazer as coisas no meu tempo é um dos principais motivos para eu ser apaixonada por viajar sozinha! Eu simplesmente amo sentar em uma praça pra ver o movimento da cidade ou contemplar uma obra de arte por horas, em silêncio!

alpes-grenoble4

2. A facilidade em mudar o roteiro

Na mesma linha do primeiro tópico, quando viajamos sozinhas podemos simplesmente mudar o roteiro que havia sido definido, seja porque estamos cansadas, porque gostamos muito de determinada cidade ou porque decidimos fazer um passeio com um grupo de novos amigos.

mochilao3

Quando viajamos em grupo, é praticamente impossível alterar o roteiro sem que haja alguma dificuldade, pequenos conflitos e concessões de todos os lados.

3. A necessidade de conhecer mais gente

Mesmo que o desejo do viajante solo seja seguir sua jornada sozinho, durante sua estadia nas cidades visitadas ele está muito mais predisposto a fazer novos amigos do que as pessoas que viajam em grupo. A convivência dentro dos hostels é um dos fatores que mais colabora com as novas amizades e também a necessidade constante de pedir que outras pessoas tirem fotos nossas nos lugares, pra fugirmos da pose tradicional dos selfies. 😀

mochilao2

Viajar sozinha é a melhor oportunidade pra quem tem medo ou a vergonha de conversar em outros idiomas, pois ninguém ali te conhece e você não se sentirá pressionada ou julgada. Vista-se com seu melhor sorriso, use o inglês, espanhol, francês mesmo que esteja enferrujada e divirta-se com os amigos de estrada!

4. A oportunidade de criar um diário de bordo

É fato: quando viajamos sozinhas, ficamos mais períodos em silêncio e temos mais tempo para registrar os pensamentos sobre as experiências vividas e as expectativas do que ainda está por vir na viagem. Afinal, normalmente fazemos esse tipo de reflexão quando conversamos com nossos companheiros de aventura.

diariodebordo

O diário de bordo e os mapas do meu mochilão solo pela Europa!

Então, viajar sozinha te dá a excelente oportunidade de criar um diário de bordo mais completo, ou até mesmo um blog, cheio de detalhes das experiências vividas e sentimentos que você simplesmente adorará compartilhar com as pessoas ou reler depois de um tempo!

5. A sensação de vitória e coragem redobrada

E depois de enfrentarmos os nossos medos e embarcarmos nas memoráveis experiências que uma viagem solo nos traz, a sensação de dever cumprido que fica é extremamente gratificante e, certamente, um dos motivos para vencermos todos os medos e embarcarmos na realização desse sonho.

mochileira2

Nós, mulheres, saímos mais fortes, corajosas e desprendidas de cada viagem que fazemos sozinhas! E esse é um movimento importante de empoderamento da mulherada! Concorda comigo?! Deixe seu comentário no blog ou no Facebook!

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Guloseimas para comer na fogueira

Quanto custa morar em um barco

Como morar em um trailer

Itália e Croácia – Trechos de trem, ônibus e muitas dicas

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*