Cervejas pelo mundo – A mais antiga de Praga

Data: 17 agosto, 2016

Categoria: Mochilão

Toda a nossa viagem de volta ao mundo foi feita no esquema baixo orçamento. Ou seja, nossas escolhas na hospedagem, alimentação, passeios, meios de transporte, eram sempre pensadas cautelosamente para termos o melhor custo benefício possível.

A gente teve que deixar de lado vários luxos, mas de uma coisa não abrimos mão: experimentar cervejas locais em todas as cidades por onde passamos! 🙂 Somos apaixonados por cerveja e é sempre um verdadeiro mergulho cultural degustar os sabores locais, as particularidades e características das cervejas de diferentes nacionalidades, os tipos de rótulos, garrafas, nomes.

brejas belgas

Por isso, quando decidimos que o próximo destino de nossa viagem seria Praga, na República Tcheca, começamos a pesquisar as melhores cervejas da capital. E para quem não sabe, o país é super tradicional no quesito cervejas! A Europa é muito mais que apenas as cervejas alemãs… oba!!

Então, depois de encararmos o perrengue de reservar um hostel terrível, passarmos uma noite num lugar caindo aos pedaço e trocarmos de hospedagem, o que mais queríamos era uma cerveja local bem gelada pra nos ajudar a relaxar e curtir a cidade.

Pedimos indicações na recepção para ir à cervejaria mais próxima do hostel e, olha que maravilha, estávamos a uma quadra de distância da cervejaria mais antiga de Praga, a mais antiga da Europa ainda em funcionamento e certamente uma das mais famosas do país! Nossa sorte começava a mudar em Praga, afinal a Cervejaria U Fleků estava no topo da nossa lista, mas não fazíamos ideia que estávamos hospedados tão próximos dela!

praga5

Assim que chegamos à rua da cervejaria, que fica na Cidade Nova (Nové Město) e bem perto do Teatro Nacional, vimos o famoso e centenário relógio que decora a entrada do lugar. Quando entramos, nos deparamos com vários salões grandes, com as paredes cobertas de madeira e diversas mesas compridas onde todos os clientes sentam juntos.

O som do acordeon tocando músicas tradicionais tchecas anima o local e os garçons passam apressados, uns com as bandejas lotadas de canecas de cerveja escura e outros com bandejas lotadas de copinhos com uma dose de schnapps, um destilado super forte tradicional do país.

praga4

A cerveja escura nas canecas é a Flekovský Tmavý Ležák. Sim… ela tem esse nome difícil mesmo, mas como é a única comercializada na cervejaria, não se preocupe em ter que aprender o nome! 😀

A cervejaria foi aberta a público em 1499, mas a cerveja começou a ser produzida antes disso. Ou seja, enquanto nossos índios ainda circulavam por esse Brasilzão tranquilos, um ano antes dos portugueses começarem a chegar, os tchecos já estavam produzindo e vendendo uma deliciosa cerveja escura, encorpada e de sabor meio adocicado.

praga1

E como a combinação da cerveja escura com o destilado (que os garçons vão insistir que você experimente) é bastante perigosa, ou você diz um “não” bem convincente pra ficar somente na cerveja, ou você aproveita a visita pra experimentar um dos deliciosos pratos tradicionais tchecos que são super bem servidos e custam na casa de 12 euros cada um. A comida vai te ajudar a não ter o maior porre do século!

Pra completar a experiência, faça como a gente e aproveite pra conhecer seus vizinhos de mesa! Nós dividimos a mesa com dois amigos eslovacos (vou encontrar a foto com eles e publicar aqui!), na casa dos 60 anos, que estavam viajando juntos e sabiam falar apenas umas 3 palavras em português e umas 5 em inglês. Mesmo assim, conversamos por um bom tempo, rimos bastante e colecionamos mais esse capítulo na história da trip.

Se está planejando uma viagem pela Europa que inclui Praga no roteiro, não deixe de conhecer a Cervejaria e restaurante U Fleku. Prefira dias de semana, já que o local abre todos os dias e costuma lotar de turistas e locais. Você pode ir a pé, dependendo de onde esta hospedado, ou com várias opções de transporte público: o bondinho número 14 para descer na parada Myslíkova; os bondinhos 3, 9, 14 e 24 pra descer na Lazarská e a linha B do metrô, na estação Karlovo náměstí.

E aproveite muito a experiência! 🙂

Site: http://en.ufleku.cz/
Endereço: Křemencova 11 – Cidade Nova (Nové Město)

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Como chegar a Machu Picchu

Manual completo para viajar de navio de carga

Rota de volta ao mundo: Começando a organizar

Como fazer a Trans Siberiana

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*