Cinque Terre – você tem que conhecer!

Data: 20 setembro, 2016

Categoria: Mochilão

Pra mim, uma das partes mais gostosas de viajar é a organização! Aquele frio na barriga pré-trip, as pesquisas e as descobertas que fazemos enquanto montamos nosso roteiro.

Eu baseio minhas decisões de viagem em recomendações de amigos, pesquisas em blogs e avaliações no TripAdvisor. E procuro sempre por opiniões de pessoas com perfil e gostos semelhantes aos meus. Assim, garanto que aquela avaliação me é útil para tomar as decisões de onde e o quê fazer em cada país.

Porém, eu sempre leio muitas, muitas avaliações e pondero todas elas. Afinal, cada um pode ter experiências totalmente diferentes em um único lugar, dependendo do dia, do clima, de como a pessoa está se sentindo, etc e tal.

Então, quando estava montando o roteiro de meu mochilão solo pela Europa, me deparei com a primeira avaliação sobre Cinque Terre e fiquei boquiaberta!

cinqueterre2

Onde fica Cinque Terre?!

Cinco vilarejos abraçados pelo mar Mediterrâneo um mar do azul mais lindo que havia visto, casinhas coloridas apinhadas em morros recortados. Uma coisa de outro mundo!

Intensifiquei minhas pesquisas sobre Cinque Terre e descobri que Florença, que estava no meu roteiro desde sempre, oferecia algumas opções para chegar ao conjunto de distritos. Nada muito simples pra se fazer sozinha, pois o percurso incluía trajetos de ônibus, trem e trilhas a pé.

Em alguns blogs é possível encontrar o passo a passo pra chegar a Cinque Terre por conta própria, mas neste caso me permiti ter mais segurança e certeza de que chegaria ao mar Mediterrâneo 🙂 . Investi 80 euros e contratei um serviço turístico, destes estilo excursão, pela empresa Walkabout e pude fazer um belo bate-volta à Cinque Terre.

Pacote turístico pode ser uma boa opção

O pacote incluía o traslado de ônibus, com uma hora e meia de duração; os tickets de trem, cuja viagem durava cerca de 5 minutos; um belo almoço em Corniglia com uma vista maravilhosa e um rango super delícia; o ticket da viagem de barco de volta ao local onde havia ficado o ônibus.

cinqueterre4

cinqueterre3

Apesar do passeio perfeitamente organizado, taí mais um lugar que merece muito mais que somente um dia de visita. Para os apaixonados por praias, a paisagem é de tirar o fôlego: águas transparentes, de um azul inexplicável, que batem mansas em pedras de todos os tamanhos e muitas cores.

Os vilarejos possuem algumas boas opções de pousadas e restaurantes, há locomoção diária de barco (e, em alguns casos, de trem) entre as vilas e alguns pequenos mercadinhos. Ficar alguns dias em Cinque Terre é sinônimo de isolamento e maravilhas naturais.

cinqueterre1

Monterosso. Linda!!

Em Vernazza e em Monterosso, as últimas vilas visitadas para quem vem de Florença, é possível tomar banho de mar e, no caso de Monterosso, há estrutura de guarda sóis e bar numa orla pequena, porém maravilhosa! Eu preferi curtir o calor do mês de junho na praia de Vernazza, que era mais natureba, sem estrutura de bares, mas com uma vista igualmente incrível. Dei um belo mergulho no mar gelado e lavei minha alma.

Guloseimas típicas imperdíveis!

Depois de se esbaldar nas praias, a pedida é cair matando nas delícias gastronômicas (afinal, você está na Itália, né?!). Não deixe de se deliciar com o gelato da sorveteria que fica no cantinho próximo à entrada da praia de Vernazza, que é legitimamente italiano!

cinqueterre6

E também com as guloseimas tradicionais de Cinque Terre, como o panfrito, que é uma espécie de ciabatta frita recheada de queijo cremoso (gordo e delicioso!), que você encontra em Monterosso; e os cones de papel cheios de frutos do mar empanados, que se compra em quase todas as vilas. Nhammmm!!

cinqueterre7

Outra pedida imperdível é ir nas lojinhas que vendem o tradicional Limoncelo, um licor (delicioso e perigosamente doce) de limão que também é produzido com outras frutas.

A maioria das lojas oferece degustação e, de gole em gole, você corre o risco de sair zureta! Hahahaha! A bebida é um belo aperitivo e uma ótima opção de presente!

Apesar de ser super entusiasta de encarar as viagens sem pacote turístico (veja mais sobre esse assunto, aqui), pra ter mais liberdade e tempo em cada lugar, o pacote de 1 dia em Cinque Terre foi um investimento justo e pra quem prefere a comodidade dos tours, é uma excelente opção.

Porém, eu fiquei com a sensação de que preciso aproveitar muito mais esse lugar tão encantador e recomendadíssimo pelo blog! 😉

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Como chegar a Machu Picchu

Manual completo para viajar de navio de carga

Rota de volta ao mundo: Começando a organizar

Como fazer a Trans Siberiana

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*