Coisas incríveis e gratuitas pra fazer em São Paulo

Data: 14 outubro, 2016

Categoria: Mochilão

Quem vive há muitos anos na cidade de São Paulo, sabe: em Sampa é possível encontrar de tudo! Existe uma variedade enorme de coisas pra se fazer e se conhecer, pra todos os gostos e para todos os bolsos.

Ela é sim uma cidade louca, das maiores do mundo, agitada, acelerada. Ela pode ser voraz quando temos que lidar com a rotina do trânsito, dos transportes públicos lotados e da pressão das grandes empresas, mas ela é totalmente encantadora e cheia de possibilidades quando temos a oportunidade de contemplá-la e aproveitar as suas belezas e encantos!

Por isso, eu afirmo com a maior tranquilidade do mundo que Sampa é uma excelente opção pra fazer turismo, desde o alto luxo até o mochileiro sem grana. E como nós estamos mais perto dos “sem grana” do que dos “luxo” (hahahaha), nesse post eu listo 6 coisas incríveis e gratuitas pra se fazer em São Paulo! 🙂

1. Natureza em pleno asfalto: Parques incríveis!

Sim. São Paulo, uma das maiores megalópoles do mundo, possui 107 parques cheios de verde e vários deles são urbanos, ou seja, pedaços de natureza no meio da cidade.

parques1

Nos parques, os visitantes encontram todo tipo de atividade gratuita, como pistas de cooper, de skate, de bicicleta (em alguns deles as bikes não são permitidas), quadras poliesportivas, apresentação de shows, cursos, lagos e muito verde pra ser contemplado, pra curtir um pic-nic, tomar sol, passear com cachorro, praticar esportes.

No Parque da Independência, onde está localizado o lindo Museu do Ipiranga (vergonhosamente fechado até 2022), você pode contemplar um dos jardins mais incríveis da cidade. Passe por lá!

Dica paga: ao lado do Portão 3 do Parque do Ibirapuera é possível alugar uma bicicleta por uma hora por R$ 5,00 e a ciclovia do parque é super bacana!

2. Centro velho: viagem no tempo!

O centro velho de São Paulo é delicioso! Uma verdadeira viagem no tempo! São várias as atrações gratuitas, tradicionais e que estão ligadas à história dos primórdios da cidade.

Pateo do Collegio, Catedral da Sé, Mosteiro São Bento, Centro Cultural Banco do Brasil, prédios antigos, ruas só para pedestres. O barato do passeio é traçar uma rota pra conhecer todos os prédios famosos e se perder pelas ruazinhas, apreciando a arquitetura do bairro.

centrosp1

Uma das paradas imperdíveis no Centro é a Torre do Banespa (edifício Altino Arantes, visitas gratuitas de 2ª a 6ª das 10h às 15h), um dos prédios mais emblemáticos de Sampa que, por ser bastante alto, possibilita uma incrível visão 360º da cidade, que atinge até 40km de distância. Em dias de céu aberto é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do Centro.

Dica paga: no miolo do Centro de SP você encontra a Casa Mathilde, uma doceria tradicional portuguesa simplesmente irresistível. É uma ótima pedida parar para um café espresso e um doce típico. Nham!!

centrosp2

3. Avenida Paulista: incontáveis atrações!

Pra quem curte grandes cidades, caminhar pela avenida mais famosa de São Paulo é incrível! São vitrines que não acabam mais, shopping centers, centros culturais, artistas de rua, pessoas vendendo artesanato, bares, cafés, cinemas. Pessoas de todos os tipos e nacionalidades, com pressa ou passeando por lá.

casadasrosas

fonte: Google images

Algumas coisas são obrigatórias de se fazer, como ir a Casa das Rosas, que é linda por fora, tem um jardim super bem conservado e também tem atrações gratuitas (exposições, atividades de artes plásticas, música, saraus, teatro, dança, etc) de terça a sábado, das 10 às 22h, domingos e feriados, das 10 às 18h. Já o Masp, Museu de Arte de São Paulo, tem visitação gratuita às terças-feiras, durante o dia todo, e às quintas-feiras, a partir das 17h.

Dica paga: dentro da Casa das Rosas há um restaurante que serve almoço, café e doces no jardim da casa. É um programa delicioso pra um dia ensolarado!

4. Bike aos domingos!

Ainda sobre a Avenida Paulista! Aos domingos, das 9h às 16h, algumas avenidas são fechadas para que as pessoas possam passear e praticar esportes. Entre elas, a avenida Paulista e é possível fazer empréstimo gratuito de bikes por uma hora, apenas apresentando um documento com foto.

bikesampa1

Passeio saudável, ótimo pra curtir os detalhes da avenida sem gastar nada!

Dica paga: próximo à estação Consolação e, portanto, próximo do local de devolução das bikes, há uma casa de sucos naturais que vende deliciosos sucos super gelados, excelente refresco depois de andar de bicicleta! 😉

5. Feiras e mais feiras!

É de pirar os apaixonados por comidas típicas, artesanato, antiguidades! São Paulo tem uma série de feiras que acontecem semanalmente em praças e ruas da cidade. Entre as mais bacanas, está a Feira da Liberdade, que acontece aos domingos e é focada em produtos da cultura chinesa e japonesa. Em algumas datas comemorativas, a feira se transforma em uma grande festa tradicional.

feiraliberdade

Outras imperdíveis são a feira de antiguidades do vão do Masp, também realizada aos domingos e a feira de arte e antiguidades da praça Benedito Calixto, que acontece aos sábados no bairro de Pinheiros, com mais de 300 expositores.

Dica paga: bom… nessas feiras, nem precisa! 😉

E como boa paulistana, também posso listar excelentes opções de passeios pagos na cidade, para os mais abastados curtirem… mas isso fica como tema pra um próximo post! Agora me diga… quais são as suas atrações favoritas em São Paulo?!

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Manual completo para viajar de navio de carga

Rota de volta ao mundo: Começando a organizar

Como chegar a Machu Picchu

Como fazer a Trans Siberiana

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*