Como construir seu barco

Data: 16 setembro, 2015

Categoria: Barcos

Se você tem o sonho de construir seu barco, acompanhe essa série de artigos que vou escrever sobre construção amadora de veleiros. Esse é o sonho absoluto, construir você mesmo um barco que vai te levar até onde você desejar. Construir um barco é literalmente você trabalhando seu sonho, descubra aqui como construir seu barco.

É claro que você não precisa começar do zero para ter seu barco, existem algumas outras formas de começar. Tudo gira em torno da grana disponível para o projeto, mas basicamente você pode:

1. Comprar um barco velho e acabado e reformar ele inteiro
2. Comprar um casco e finalizar a construção do convés você mesmo
3. Começar do Zero e montar o casco você mesmo
comprar-barco-abandonado
1. Comprar um barco velho e acabado e reformar ele inteiro
Essa pode ser uma ótima opção se você conseguir um barco acabado por um valor muitíssimo abaixo do mercado. As vezes você pode encontrar um barco em boas condições, só que abandonado.

Com um pouco de procura, você consegue encontrar opções onde quase tudo no interior dê para ser salvo, claro que dificilmente encontrará equipamento de navegação dentro como rádios ou GPS. Substitua o conjunto de vela, instale um novo motor, troque as escotilhas e todas as ferragens.

comprar-casco-veleiro
2. Comprar um casco e finalizar a construção do convés você mesmo
Essa é uma opção de ocasião, geralmente algum construtor começou o trabalho e você pode continuar. Estaleiros não costumam vender somente o casco, você terá que ter criatividade para encontrar um à venda.
construindo-barco
3. Começar do Zero e montar o casco você mesmo
Esse caminho é o mais complicado, porém, seu barco será construído sob medida, você saberá cada detalhe dele. Primeiro passo é definir para que vai servir seu barco: Pretende velejar o mundo ? Pescar ? Participar de uma regata ? Tudo depende do seu objetivo.

Defina qual o material que vai utilizar, Madeira, fibra de vidro, alumínio ou aço. A partir daí, você pode partir para dois caminhos: Comprar um projeto ou mandar desenvolver um.

Na internet existem vários projetos para vender, de todo tipo e tamanho. Coloquei aqui no Blog um modelo clássico de 15 pés para você baixar de graça para estudar ou construir.

botao_veleiro

7 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Melhores barcos para morar

Como construir seu barco

Quanto custa morar em um barco

Como usar o sextante

7 comentários
  1. 16 de maio de 2016

    E um dos grande sonho da minha vida
    Construoir meu barco e mora no mesmo

    1. Will Gittens Responder
      17 de maio de 2016

      Com um pouco de planejamento você vai conseguir realizar seu grande sonho. Um grande abraço e obrigado por acessar o blog!! Bons ventos.

  2. breno Responder
    13 de dezembro de 2016

    legal esse projeto.. obrigado por disponibilizar. Sabe onde encontro mais projetos prontos a venda?

  3. 15 de fevereiro de 2017

    Muito bom o artigo. Sou Yacht Designer e gosto de projetar para construção amadora, acredito que a cultura do Do It Yourself (faça você mesmo) está chegando tardiamente ao Brasil, e muita gente está querendo construir seu sonho. Por isso iniciativas como esta são importantes, barcos são vistos como passatempos caros de gente rica, e não é assim. A construção com compensado/epóxi está bem acessível, e projetos de barcos adequados aos materiais disponíveis no Brasil precisam ser feitos. Foi o que comecei a fazer com o Pequeno Príncipe 135, e pretendo fazer em projetos maiores.
    Parabéns pelo site!

    1. Will Gittens Responder
      6 de março de 2017

      Fala Gustavo, obrigado pela presença aqui no blog!! Conheço seus projetos a bastante tempo e concordo 100% com você quando diz que a cultura do Faça você mesmo está chegando aqui no Brasil com força. Um dos nossos objetivos aqui no Trabalhe seu sonho é mostrar que o mundo da aventura é acessível para todos, não importa se estamos falando de veleiros, trailers ou voltas ao mundo. Vou te mandar um email, vamos fazer um artigo especial sobre o Príncipe 135, será uma grande honra poder compartilhar seus conhecimentos de construtor aqui para os visitantes. Um grande abraço e bons ventos!

      1. 21 de março de 2017

        Vamos escrever sim. Acho que mês que vem estaremos velejando com o primeiro PP135 pronto, mas já há quase 10 em construção pelo Brasil. Tenho feito cursos de construção de barcos (o próximo será em São Paulo dias 25 e 26 de março) e a procura tem me surpreendido. O pessoal está tirando o sonho da gaveta mesmo! Iniciativas como a sua são fundamentais! Obrigado e parabéns!

  4. ergidio Responder
    27 de junho de 2017

    faz tempo que tenho esse sonho, e que o lugar que eu moro não tem curso nessa area

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*