Como construir um abrigo de sobrevivência

Data: 25 outubro, 2016

Categoria: Sobrevivência

Abrigo é uma das urgências básicas quando falamos em sobrevivência. Ele te protege do frio, da chuva, dos animais e te permite ter momentos de descanso em um ambiente que suga toda sua energia.

Eu já escrevi aqui sobre porque dormir em uma rede é melhor do que em uma barraca, e sempre acreditei que os abrigos de sobrevivência tem que seguir o mesmo caminho: ser mais parecido com uma rede do que um barraca.

Para entender melhor, veja esse abrigo que construí. Lembrando que nesse caso eu tinha corda e uma capa de chuva.
dsc00932
dsc00939
dsc00940
dsc00957
dsc00958
Um abrigo fora do chão te protege de insetos, cobras, cachorros do mato, etc. E sim, é totalmente possível construir um 100% no estilo Bushcraft, primeiro produzindo as cordas e finalizando com um teto de folhas e gravetos.

Cordas feitas de troncos de árvores

Selecione alguma árvore que tenha um tipo de tronco fibroso, pode ser eucalipto, bananeira ou qualquer outra que você possa arrancar tiras e trançar.

Acredite ou não, essas cordas feitas de fibra de tronco de árvore são bem resistentes, totalmente viável para a construção de abrigos. Veja na prática sendo feito com um Eucalipto.
abrigo-fora-do-chao-1
abrigo-fora-do-chao-2
abrigo-fora-do-chao-3
Abrigos fora do chão

Quando você produz sua própria corda, não terá em grandes quantidades, inviabilizando um abrigo como o que eu fiz. O que você pode fazer é utilizar alguns troncos para criar a estrutura básica, como se fosse uma rede feita de madeira.

Utilize a corda ou cipó para prender os troncos, evitando que tudo desmonte, veja na prática exemplos de bons abrigos bushcraft:
abrigo-fora-do-chao-4
abrigo-fora-do-chao-5
abrigo-fora-do-chao-6
abrigo-fora-do-chao-7
abrigo-fora-do-chao-8
Montar um abrigo fora do chão não é complicado, requer mais trabalho e energia, porém, vale todo o esforço. Conforto na selva nunca é demais, ainda mais quando você mesmo constrói sua própria estrutura.

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Guloseimas para comer na fogueira

Quanto custa morar em um barco

Itália e Croácia – Trechos de trem, ônibus e muitas dicas

Como morar em um trailer

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*