Como fotografar as estrelas com seu celular: Parte 2

Data: 27 outubro, 2016

Categoria: Aventuras

Como falei no post anterior, fotografar as estrelas é totalmente possível com o celular. No post de hoje vamos falar sobre os detalhes de como capturar uma boa foto das estrelas.

Fotografar as estrelas é um assunto bem técnico e existem fotógrafos que dedicaram anos somente para essa técnica. Agora imagine fazer isso com uma câmera comum de smartphone? Antes de começar você precisa entender o que está fazendo, vamos lá:

Primeiro: O que é ISO?
Basicamente ISO é a sensibilidade do sensor à luz. Quanto menor o ISO, menor sua sensibilidade à luz. Para bater a foto em uma praia com sol onde existe um excesso de luz você não precisa de um sensor muito sensível, sendo assim, a opção mais lógica seria um ISO mais baixo. No caso de fotografia do céu noturno,precisamos que o sensor se esforce para capturar a luz fraca das estrelas, a melhor opção aqui é o maior ISO que você conseguir na sua câmera.

Tempo de abertura do obturador
Agora que você sabe o que é ISO, podemos falar sobre o tempo de abertura do obturador. Lembra que no primeiro post eu falei que ele era determinante para uma boa foto das estrelas? É isso mesmo, se você não esperar o tempo suficiente, as estrelas não aparecem e se demorar demais elas ficam deformadas pois você além de capturar o brilho delas, acabou capturando o movimento também.
Como bater foto das estrelas com o celular
O tempo normal de abertura para capturar o brilho das estrelas sempre beirou os 25 segundos, nos últimos anos com os ISOs cada vez mais altos, o tempo de exposição subiu para os 30 segundos. Cada fotógrafo tem seu próprio tempo e ele muda de acordo com a câmera que está sendo utilizada, quanto mais você fotografar, mais perto da perfeição chegará.

Tripé é sempre necessário
Com o tempo de exposição tão longo, qualquer movimento é registrado. Sendo assim, só vai dar certo se você utilizar um tripé para manter a câmera no seu devido lugar o tempo necessário para tudo dar certo.
como-bater-foto-estrelas-mobile-3
Para não tremer a imagem, ajuste o temporizador da máquina para 3 segundos, assim não corre o risco de tremer a câmera ao apertar o botão.

Cuidado com a lua
Noite de lua cheia ou crescente não são as melhores para fotografar as estrelas. A lua ilumina muito o céu e impossibilita fotos com detalhes que somente a escuridão absoluta mostrariam.

Trabalhe com a iluminação que você tiver ao seu favor, deixando a luz da lua como uma luz indireta e trabalhando com o tempo de exposição você pode atingir resultado incríveis como esse do fotógrafo Ben Canales. Ele utilizou a luz da lua para iluminar a montanha e ter um resultado espetacular como esse.

Não se assuste: Ainda falta a pós-produção
Se você já está se arriscando e batendo algumas fotos das estrelas e tudo parece muito escuro, não se desespere!! Para ter fotos profissionais do céu, você precisa trabalhar um pouco a imagem depois que bater a foto. É aí que entra o Adobe Lightroom e alguma configuração que vamos falar mais pra frente.

Veja só na prática como é diferente uma imagem pura e uma imagem tratada pelo Lightroom. Nem parece o mesmo céu.
como-bater-foto-estrelas-mobile-4
como-bater-foto-estrelas-mobile-5

Não perca o próximo artigo
No próximo artigo vamos falar sobre o Aplicativo Camera FV-5 e como configurar ele para que funcione perfeito no seu celular. Espero que tenha gostado até aqui e continue acompanhando!

2 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Como morar em um trailer

Itália e Croácia – Trechos de trem, ônibus e muitas dicas

Guloseimas para comer na fogueira

Quanto custa morar em um barco

2 comentários
  1. RODRIGO SGUARIO Responder
    31 de outubro de 2016

    Muito interessante!

  2. 14 de junho de 2017

    Baixei o Camera V-5 no celular e comecei a testar ontem a noite.Um bom app.

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*