Como fotografar as estrelas com seu celular: Parte 3

Data: 7 novembro, 2016

Categoria: Aventuras

Hoje vamos finalizar essa série de artigos sobre como fotografar as estrelas com seu celular explicando como utilizar o Camera FV-5.
como-bater-foto-estrelas-mobile-3
Assumo que nunca tive vontade de comprar um Aplicativo até conhecer esse app, ele realmente tem o poder de transformar seu celular em uma câmera profissional.

Compatibilidade: Atenção nesse detalhe
O Camera FV-5 funciona perfeitamente em mais de 800 modelos de smartphones, tablets e outros dispositivos mobile, mas antes de comprar o aplicativo, baixe a versão grátis e faça alguns testes. Na verdade, tudo que precisamos desse aplicativo é oferecido na versão grátis, a maior vantagem da versão paga é o arquivo RAW que só é compatível com o Android 5 ou superior.

Primeiro, vamos olhar para o aplicativo.
Para fotografar as estrelas vamos trabalhar o ISO, o tempo de exposição e vamos deixar o timer configurado para alguns segundos após o disparo.
usando-o-camera-fv5-1
Testando e configurando o ISO
Nem todos os dispositivos possibilitam um ISO bem alto, antes de comprar o aplicativo, vale a pena verificar qual o máximo que a câmera do seu smartphone pode oferecer.
usando-o-camera-fv5-5
Para bater foto das estrelas, vamos utilizar o máximo que der, se sua máquina abrir mais que 1600 já está valendo, o melhor mesmo seria 3200 que é o máximo que o Aplicativo permite.

Tempo de exposição
Esse é o grande diferencial para uma boa foto das estrelas e quase 100% dos aplicativos de câmeras para Android não permitem modificar esse item. No Camera FV-5 fica fácil.
usando-o-camera-fv5-2
Se não abrir a opção ou você não conseguir configurar mais que 45 segundos não vai dar certo. Se funcionar OK, seu celular está pronto para registrar a beleza do céu noturno.
usando-o-camera-fv5-3

Imagens não processadas – RAW
A maioria das câmeras tem um processador de imagens embutido que na grande maioria das vezes faz um bom trabalho, porém se busca um tratamento profissional para sua foto, isso é péssimo.

Quando você registra uma foto, a máquina gera um arquivo RAW, que nada mais é que o arquivo cru da foto, geralmente a câmera processa esse arquivo RAW, faz uma série de correções e transforma o arquivo gerado em JPG. Nessa conversão perdemos detalhes importantes para o pós-tratamento, quando se trata de fotos de estrelas, detalhe é tudo.

Não são todos os modelos de smartphone que possibilitam você usar o arquivo RAW, no Android, essa opção só ficou disponível após a versão 5, e mesmo assim, em alguns dispositivos é bloqueado.
usando-o-camera-fv5-8
Verifique se na versão grátis você pode habilitar o arquivo RAW, você não poderá utilizar nessa versão, mas pelo menos saberá que se comprar o aplicativo terá acesso a essa função.

Contagem regressiva para disparo
Como falei, qualquer tremida na máquina pode estragar todo o trabalho, além de colocar seu celular em um tripé para fotografar as estrelas, o ideal é usar um timer para não correr o risco de tremer a foto com o toque do seu dedo na tela. Como sempre nesse aplicativo é muito fácil.
usando-o-camera-fv5-7
Pronto para começar?
Você já sabe tudo que precisa para começar a tirar foto das estrelas quando tiver oportunidade, deixe o aplicativo instalado no seu celular e quando tiver a oportunidade não deixe de tentar umas fotos espetaculares.

Lembrando que nesse caso o pós-imagem é fundamental, instale o Lightroom e comece a fazer alguns experimentos com suas fotos. Ainda vamos falar sobre como deixar suas fotos melhores no Lightroom, mas isso não impede você de começar.

Boa sorte e nos mande as imagens que fizer para divulgarmos aqui no blog!

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Guloseimas para comer na fogueira

Como morar em um trailer

Itália e Croácia – Trechos de trem, ônibus e muitas dicas

Quanto custa morar em um barco

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*