Como guardar dinheiro para viajar

Data: 18 janeiro, 2017

Categoria: Sonhos

Passados dezoito dias do primeiro mês de 2017, como está a sua situação financeira para colocar sonhos em prática nesse ano novinho em folha?

Se sua resposta foi meio desanimada – independente do mês ou ano em que você está lendo esse post – agora é a hora certa de mudar de atitude!

O que você precisa é colocar em prática duas atitudes mágicas: planejamento e organização financeira!

E para que elas se tornem hábitos diários e novos comportamentos, é preciso começar por algum lugar. Então, nós reunimos aqui algumas dicas práticas que nós aplicamos no dia a dia para realizar sonhos, como o da volta ao mundo que fizemos em 2016.

Planejamento do tempo X renda

Você já tem seus sonhos e roteiros de viagem bem definidos, certo? Então também já fez pesquisas básicas pra saber qual o valor médio necessário para investir nessas trips, não é mesmo?

Então, o que falta é planejar quanto tempo você precisa para juntar esse dinheiro.

Monte um cronograma mês a mês. Distribua nele a grana que você precisa levantar e guardar a cada período.

Entenda o seu cenário financeiro levando em conta a sua renda atual e, então, comece a agir para conseguir cumprir suas metas e guardar grana para viajar (ou para colocar qualquer outro projeto em prática).

Renda extra sempre que possível

O que sempre buscamos é um salário que pague as contas, algumas boas experiências – como passeios, viagens e restaurantes – e ainda sobre um pouco no fim do mês pra investir e fazer render.

Se essa balança não está equilibrada, é preciso reduzir os gastos (que vamos falar mais pra frente) e aumentar os ganhos. Entram em cena os trabalhos freelancer que complementam a renda.

Aí as possibilidades são diversas. Plataformas como o Workana, Freelancer, Infojobs promovem o contato entre demandas e ofertas de trabalhos freelas em diversas áreas. Há outras plataformas mais específicas, como a Rock Content, focada em oportunidades para redatores.

E você pode trabalhar em qualquer lugar, qualquer horário, para entregar esses projetos e receber sua grana!

Nós usamos principalmente o Workana e Rock Content para complementar a renda, mas topamos fazer bicos em eventos organizados por amigos, montamos roteiros de viagem personalizados, entre outros freelas.

O negócio é você buscar formas de capitalizar, aumentar a renda e guardar esse dinheiro extra.

Desapego que gera lucro

Outro excelente caminho para levantar um dinheiro extra é desapegando de coisas que você não usa mais, mas que têm valor considerável e podem ser revendidas.

roupas e mais roupas colocadas a venda em brechós online e presenciais!

O site OLX, outros semelhantes, além de comunidades no Facebook e Google+ estão aí pra te ajudar a fazer isso de forma simples e super efetiva.

Redução de gastos o máximo possível

Não tem mistério, né?! Pra juntar dinheiro, é preciso reduzir o dinheiro gasto!

Então, você precisará abrir mão de alguns luxos e buscar oportunidades de economizar no dia a dia.

Contas fixas

Nas contas de casa, veja se há algum pacote mais em conta da TV paga e da Internet. Essas são suas principais oportunidades de economia nos custos fixas.

Restaurantes e bares

Os restaurantes e passeios frequentes devem ser reduzidos. Um happy hour por mês, ao invés de quatro, fará muita diferença!

Ao invés de ir a diversos restaurantes e bares no resto do mês, convide os amigos pra uma cervejada ou jantar em casa. Será tão divertido quanto o bar superfaturado! 🙂

Economizando também durante a trip: Happy hour dentro do hostel!

Compras

As compras de supermercado podem ser feitas naquele supermercado mais barato, porém mais lotado que você sempre evita. Dá pra optar pelas marcas mais baratas de diversos produtos também.

Aquela vontade de comprar uma roupa, tênis, bolsa, celular novos terá que ser controlada. É claro que ninguém precisa ser radical e quebrar o cartão de crédito (pode fazer se quiser! Hahaha!), mas é preciso consumir com consciência e reduzir bem esse item.

Dicas simples, que você pode colocar em prática hoje mesmo e começar a guardar dinheiro para viajar o mundo, ou até mesmo pra aproveitar os vários feriados de 2017. 😉

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Quanto custa morar em um barco

Como morar em um trailer

Itália e Croácia – Trechos de trem, ônibus e muitas dicas

Guloseimas para comer na fogueira

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*