Como morar em um trailer

Data: 28 abril, 2016

Categoria: Trailers

Durante nossa volta ao mundo conheci pessoas que estavam à anos na estrada, morando em um trailer. Conversando bastante com eles, pequei dicas para quem quer cair na estrada e morar em um trailer.

acampando-carro2
1. Qualquer carro pode virar um trailer
Quando pensamos em um trailer para morar, a primeira coisa que nos vem à cabeça é aquele modelo norte americano super caro e que dificilmente vemos no Brasil. Na verdade, a maioria dos viajantes que conheci, utilizam furgões comuns para viajar e morar. Existe também uma categoria de viajantes que utiliza carros comuns, adaptados para virar uma pequena casa que você pode carregar pelo mundo. Não desista do seu sonho só porque não tem dinheiro para comprar um super trailer. Com vontade e desprendimento, seu próprio carro pode virar sua casa. Já escrevi um post sobre isso, você pode ler aqui.

como-morar-trailer2. É muito mais barato viajar morando no trailer
Eu estou na estrada a bastante tempo e a maioria dos meus gastos nessa volta ao mundo foram com hospedagem e transporte. Você viajando com seu próprio trailer vai economizar muito dinheiro, você não vai precisar de hostels, trens, aviões ou ônibus para cair na estrada. Conversando com aventureiros que moram em seus trailers, descobri que o custo de combustível e eventuais taxas como pedágios e documentação para entrada em outros países sai muito mais em conta do que viajar pagando por hospedagem e transporte. Lembrando que é muito mais confortável morar no seu trailer do que em hostels.

como-morar-trailer-2
3. Sua casa sempre com você
Com um pouco de investimento em equipamentos, você consegue ter bastante conforto dentro de um pequeno espaço como um furgão, carro ou trailer. Chuveiro quente, máquina de lavar, cama, televisão e qualquer outro item que você tem na sua casa pode ser adaptado para encaixar dentro do seu trailer. Meus amigos franceses que viajaram 40 países, morando 3 anos dentro de um furgão, tinham de tudo dentro dele, inclusive pranchas de surf. Organizando bem e focando no que te proporciona felicidade, você é capaz de viver super bem.

como-morar-trailer-3
4. Documentação é importante
Cruzar países ou mandar o carro dentro de containers para atravessar os oceanos pode ser bem burocrático. Evite dores de cabeça programando e estudando seu roteiro com atenção. Vi casos de carros presos durante semanas esperando a documentação correta sair e lembrando que geralmente cada dia com o carro aprendido custa bastante dinheiro, não só com multas, mas também com hospedagem. Essa é a parte chata, mas vale a pena não vacilar.

como-morar-trailer-4
5. Escolha locais seguros
O mundo não é tão perigoso quanto te fazem acreditar. Eu mesmo, escutei em todos os países que estava, que existiam lugares perigosos e mesmo assim, jamais me meti em perigos. Imagina para quem mora em São Paulo escutar de um alemão que tal cidade é perigosa e para eu não viajar para determinados lugares que para nós do Brasil é um verdadeiro paraíso. Confie em sua intuição e não dê bobeira, mesmo em lugares que parecem seguros. No Brasil você tem uma infinidade de campings ou pontos de caminhoneiros onde pode estacionar seu trailer, na Europa existem milhares de espaços destinados somente para trailers e na Ásia vi pessoas estacionando em quintais das casas cujo dono autorizou o aventureiro à ficar. Não vacile com sua segurança!

como-morar-trailer-5
6. Aproveite o melhor da vida
As vezes ficamos priorizando coisas superficiais e deixamos nossos sonhos para trás, não cometa esse erro! Se você tem o sonho de morar em um trailer, comece a planejar, você não precisa de um caminhão para cair na estrada, ainda mais se for sozinho e desprendido. Viver na estrada é uma das coisas mais prazerosas que podemos fazer na vida, conhecendo novas pessoas, novos lugares, vendo a história com nossos próprios olhos. Mesmo com seu carrinho 1.0 é possível cair na estrada e viver uma vida de aventuras.

Escrevi a alguns meses atrás um post sobre pessoas que partiram para morar em um trailer e como a história delas motivavam outras pessoas a fazer o mesmo. Se você é apaixonado pelo assunto e está pensando em fazer o mesmo, dá uma olhada nesse post.

Um abraço e bons ventos!!

2 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Motivação para morar em um Trailer

Transforme seu carro em um trailer

Quanto custa um trailer?

Como morar em um trailer

2 comentários
  1. Benedito de Souza Responder
    18 de março de 2017

    Confortante, prazeroso saber de pessoas que vivem assim.

  2. Alexandre Responder
    14 de julho de 2017

    Olá. Poderia indicar algum app ou site que mostre pontos de parada típicos?

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*