Construa um carregador solar para suas aventuras

Data: 24 setembro, 2015

Categoria: Faça você mesmo

Levar o celular para acampar, velejar, escalar uma montanha ou fazer um trekking é essencial pois em um mesmo dispositivo temos Música, GPS, Câmera fotográfica e muitos resgates já foram feitos graças a uma ligação feita para os bombeiros.

O que vou te ensinar aqui é como construir um carregador solar para suas aventuras, você pode pendurar a placa na barraca e nunca mais vai se preocupar com fim de carga na bateria do seu celular.

Você vai precisar:

1. Conjunto de baterias recarregáveis AA Ni-MH 3.6v 1800mAh
2. Placa solar
3. Diodo 1A 50V
4. Placa conversora DC / USB

Não se preocupe, o esquema é muito fácil de construir, somente algumas soldas e pronto, você tem um carregador solar para o dia a dia.
carregador-solar-diagrama

Vamos aos detalhes da montagem. Primeiro passo é comprar o micro conversor de DC para USB, encontrei no DX.com por 1 dólar e aqui no Brasil por 10 Reais, eu compraria direto aqui. Opte por esses que já vem como o USB onboard, assim você evita ter que fazer mais soldas que o necessário.

carregador-solar-produto
Ao comprar o conversor, verá que você tem uma limitação de 5V na entrada, isso é, colocar um conjunto de baterias que ultrapasse esse valor, é capaz de explodir queimar tudo. Agora que temos definido o valor máximo de entrada do conversor, vamos as baterias.

O conjunto de baterias é esse simples que muitos aparelhos eletrônicos utilizam, principalmente telefones sem fio. Você pode dar uma melhorada no desempenho da carga aumentando os mAh para 2000 ou 3000. Já existem baterias recarregáveis com mais de 3000 mAh.

carregador-solar-baterias
Sabendo todos os números do nosso carregador, vamos colocar a placa solar e fazer algumas soldas. Fique atento a alguns detalhes importantes ao comprar sua placa solar, primeiro é a quantidade de carga que ela vai fornecer para as baterias. Nunca passe de 10% a quantidade de mAh da placa em relação a bateria. No nosso caso, temos uma bateria de 1500mAh, então a placa solar nunca pode ultrapassar os 150mAh.

carregador-solar-placa

A quantidade de volts de uma placa é quanto maior melhor, claro, mantendo os limites de mAh que falamos a pouco. Quanto maior a voltagem, menos luz você precisa para carregar seu dispositivo.

Agora que você já tem tudo, é só soldar os positivos nos positivos e os negativos nos negativos. Muita atenção no Diodo que é soldado na placa solar. A tarja preta do diodo tem que apontar para fora, uma vez que ele evita que a energia retorne e queime algo. Se você soldar errado, ele não vai carregar a bateria uma vez que estará bloqueando o fluxo de energia.

carregador-solar-diagrama2

carregador-solar-soldando1

carregador-solar-soldando2

carregador-solar-soldando3

Pronto! Agora você pode pegar a placa solar e pendurar em algum lugar, para carregar seus dispositivos é só plugar o USB. Veja alguns exemplos montados do que fizemos aqui, lembre-se, não é nada complicado e você vai gastar no máximo 30 reais para fazer tudo.

carregador-solar-exemplo1

carregador-solar-exemplo2

carregador-solar-exemplo3
Clique e veja o novo artigo com a versão 2.0 do nosso carregador. Agora movido à Sol e vento.

9 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Quanto custa morar em um barco

Itália e Croácia – Trechos de trem, ônibus e muitas dicas

Como morar em um trailer

Guloseimas para comer na fogueira

9 comentários
  1. 20 de novembro de 2015

    Quanto tempo é necessário para carregar? É algo considerável ou 1 dia para 5% de carga? hahaha

    1. Will Gittens Responder
      21 de novembro de 2015

      Teoricamente, com o sol no máximo e seguindo as instruções que passei, você carrega a bateria em 10 horas. Claro que isso varia um pouco, mas em média vai conseguir carregar a bateria todas as noites.

  2. Mario Responder
    21 de novembro de 2015

    Essas técnicas para usar módulos solares com baterias não são adequadas, sobrecargas e descargas muito profundas podem danificar as baterias… É preciso empregar um controlador de carga junto do sistema.

    1. Will Gittens Responder
      21 de novembro de 2015

      Olá Mario,
      Esse é um sisteminha elétrico para ser levado na mochila e te salva em caso de emergência. Como estamos falando de uma bateria de 9 reais, sem problemas em danificar. Estou construindo um sistema novo para carregar a bateria do meu notebook. Vou dar uma estudada na sua dica, já que nesse caso estamos falando de uma bateria mais cara e sensível.

      Obrigado por acessar o blog!!

  3. 21 de novembro de 2015

    Qual a carga compatível para suportar a demanda?

    1. Will Gittens Responder
      24 de novembro de 2015

      Depende do que você vai carregar. Quem vai dar suporte a sua demanda é a bateria. A partir do momento que você comprou a bateria adequada, faça as contas acima e coloque a placa solar adequada. Valeu por acessar o blog!

  4. 5 de maio de 2016

    Vcs são demais. Mastigadinho assim vcs empolgam muita gente. Sabedoria diz que é saber compartilhar e vc´s estão de parabéns

    1. Will Gittens Responder
      5 de maio de 2016

      Opa, obrigado por acessar nosso blog!! Fico feliz em ver que conseguimos passar as informações e que são úteis para as pessoas. Continue acompanhando que temos bastante novidades para colocar no ar. Um abraço!!

  5. WILLIAN RODNEY - BILLY Responder
    4 de setembro de 2016

    parabéns pela matéria. tudo muito didático e pratico (rimou kkkk). Continue a partilhar esses “truques” e não se desanimem se aparecer algum “pai da matéria” e postar críticas ao seu trabalho. o que mais importa não é mostrar a luz para quem já enxerga, e sim para aqueles que estão na escuridão, ok???? um abraço Billy-Lins

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*