Bem-vindo ao

Curso de veleiro grátis

Aprenda a velejar com nosso exclusivo jogo de veleiro! Se você ama barcos e sempre teve um interesse especial por veleiros chegou ao lugar certo! Vamos tentar te ensinar tudo que você precisa aprender para finalmente realizar o seu sonho de velejar.

Sua visita é um motivo de orgulho para nós e criamos esse curso grátis para você finalmente ir viver essa vida maravilhosa que é a dos veleiros.

Te desejamos um ótimo curso!!
Primeiro entenda: Pensamos na melhor forma de criar um curso para pessoas interessadas em velejar. Não queríamos assustar as pessoas com textos técnicos e cheios de nomes para decorar. Queremos gerar paixão pelo assunto e principal: Te inspirar a ir velejar por conta própria, literalmente sentir o vento no rosto.

Velejar é se deslocar de um ponto A até o ponto B utilizando um barco à vela. Simples assim! Não existe segredo. Com algumas técnicas que você vai aprender aqui, logo logo você estará navegando sozinho em seu próprio veleiro.
Mas, o que é um veleiro ?? Veleiro é um tipo de barco cuja fonte principal ou única de energia é o vento. Ele conta com um ou mais mastros, velas, bolina e leme. Em alguns casos ele pode ser monocasco, catamaran ou trimaran.
Cata o que?? Quando um veleiro tem somente um casco, ele é chamado de monocasco, dois cascos ele é chamado de catamaran e 3 cascos de trimaran. Não precisa se preocupar com isso agora, só é importante saber que Catamaran e Trimaran também são veleiros e estão ficando cada vez mais populares no mundo da vela.
Vento é nosso motor Nada mais gostoso que sentir o vento no rosto enquanto está velejando. O vento é o melhor amigo do velejador, você tem que entender o que é vento e algumas particularidades que vão te ajudar na hora de velejar.

Entendendo mais sobre os ventos O vento é uma corrente de ar que se move sobre uma grande extensão, mais ou menos como a água de um rio. O vento não é algo constante, pode variar tanto na direção como na intensidade.
Fique de olho na água Surfistas tem um ritual bem bacana que deveria ser seguido pelos velejadores. Antes de entrar na água, eles ficam de olho, acompanhando as mudanças do mar, vendo a sequência de ondas, etc. Para velejadores, temos nossa própria lista de coisas para olhar:

No céu: Tente encontrar um ponto de referência para olhar a direção do vento. Pode ser uma biruta, uma bandeira, uma árvore ou até mesmo sentir no rosto e no dedo molhado de onde está vindo o vento. Saber a direção do vento é fundamental em todas as etapas de uma velejada.

Na água: Olhando para a água podemos perceber que a superfície não é sempre a mesma. Em alguns lugares pode estar mais encrespada ou escura ( rajadas de vento ) e em outros lugares mais lisa e clara ( vento fraco ).
Velocidade do vento O vento pode ser fraco, médio, forte ou muito forte. O vento é medido em NÓS, uma medida náutica de velocidade que significa 1852 metros por hora.

Também utilizamos a escala de BEAUFORT para medir a força do vento. Exemplo, um vento de 25 nós em escala Beaufort é força 6, um vento de 11 nós é força 3 e por aí vai.
Posição do vento Vamos evitar ao máximo utilizar termos que não são úteis no seu aprendizado, mas não tem como fugir muito de alguns termos náuticos que você tem que saber para ser um bom navegador. Vamos começar com 2 palavrinhas:

Barlavento: É a direção de onde o vento está vindo.

Sotavento: É a direção oposta de onde vem o vento.

Você está na praia olhando o mar, pronto para ir velejar. O vento está batendo de frente no seu rosto, esse é seu barlavento. Sua nuca é na direção de Sotavento, isso é, o lado oposto de onde está vindo o vento.

Uma vez que você sabe qual é a direção do vento em relação ao barco, teremos:
Vento de través
Quando você está velejando e recebe o vento DE LADO, você está navegando com vento de través.
Vento de popa
No vento de Popa, o vento vem PELAS COSTAS. A vela fica completamente aberta, fazendo um ângulo reto com o eixo proa-popa ( eixo frente do barco - traseira do barco ).
Contra-vento
Contra-vento é quando o vento está vindo DE FRENTE em relação ao barco, o vento está entrando pela proa. Você só precisa ajustar sua vela 45 graus, cuidando para que a vela continue cheia.
Como o veleiro anda para frente, recebendo ventos laterais?? O veleiro não sofre influência somente do vento. Existe uma peça chamada Bolina que vai debaixo da água e é responsável por várias coisas. Uma delas é não deixar o barco "escorregar" para o lado. Outra função muito importante dela é que ela fornece uma estabilidade para que o barco não capote.

A bolina cria uma resistência ao movimento lateral do barco, possibilitando que a energia do vento guie o barco naturalmente para frente.
Atenção para o comportamento da vela Vamos aprender mais duas palavrinhas importantes no mundo dos veleiros: Caçar e Panejar.

Quando você está na linha do vento, com seu barco parado com a proa em direção de onde vem o vento, a vela estará PANEJANDO no centro do barco. Esse é o "Ponto morto" do veleiro, ele não tem aerodinâmica para se movimentar.

Para sua vela ficar CHEIA, você deve puxar a escota, isto é, recolher os cabos até a vela parar de panejar e ficar rígida. Dessa forma o vento consegue agir e o veleiro finalmente começa a movimentar-se.
Vamos praticar um pouco? Nesse jogo quero que você posicione o veleiro no ângulo correto para ele se movimentar. Aproveite para ver na prática a posição dos ventos! Uma dica: Não clique igual um louco em busca do ângulo correto, assim como veleiros na vida real vá com calma e mantenha movimentos suaves.
Navegando em Zigue-Zague Como nós vimos, podemos navegar de frente, de lado e de costas para o vento. A diferença em relação ao barco à motor é que não podemos ficar totalmente de frente para o vento, limitando o poder de manobra do veleiro. Por isso, navegamos em zigue e zague.

Para navegar dessa forma, existem duas manobras: O Bordo e o Jibe.
Bordo Usamos o Bordo para manobrar enquanto estamos subindo contra o vento. É um movimento suave, pois será executado apontando o barco para a linha do vento. A vela começará a panejar e o barco a perder velocidade, como você continua empurrando o leme, o barco continua a girar. Em breve a vela muda de lado, a retranca passa para o outro lado do veleiro e aí é só aguardar a vela encher totalmente para trazer o leme de volta ao meio do barco.
Jibe O Jibe é uma manobra violenta e tem que ser feita com bastante atenção. Você vem navegando com VENTO EM POPA, puxando o leme seu rumo se encurva, você passa pela linha do vento e a vela muda de lado. Como a vela muda de lado com o vento totalmente a favor, o movimento é rápido e violento.
Como parar o veleiro? Para parar o veleiro você precisa colocar ele no "ponto morto", isso é, vamos apontar o barco para a linha do vento até a vela começar a panejar. Com a vela penejando, não há mais "motor" que faça o barco andar e ele pára.
Hora de praticar Nesse joguinho, quero que você fique navegando com veleiro fazendo um formato de 8 na tela, aproveitando todos os ventos possíveis. Tente ir fazendo zigue-zague e criar uma trajetória.
Últimas dicas Você acabou de concluir o nosso curso de veleiro grátis. Antes de finalizarmos,temos alguns conselhos importantes para te dar:

Use sempre colete Salva-vidas. Não se esqueça que a água pode ser perigosa, o que te salva nessas horas é sempre o colete. Nunca deixe de usá-lo.

Seja prudente. Preste atenção na intensidade do vento e não saia para a água em dias de tempestades.

Faça um curso prático. Nada como ir para a água com um instrutor, nosso objetivo é fazer você entender e se apaixonar pelo mundo dos veleiros, mas nada substituí um curso prático de vela.
Dê Like, Comente e compartilhe com os amigos Nos ajude a divulgar esse curso! Curta nossa página, conte para seus amigos e comente aqui o que achou do nosso curso grátis de veleiro. Isso ajudará nos próximos cursos que vamos lançar.