Dias perfeitos em Roma! Coliseu, Fórum, Palatino e pizza!

Data: 12 Fevereiro, 2016

Categoria: Mochilão

IMG_20160208_231704

Roma é um daqueles lugares que todo mundo merecia ir pelo menos uma vez na vida. É tanta história que ocorreu ali, tantos lugares incríveis que nos levam a anos e anos antes de Cristo, que a cada esquina é possível embasbacar-se com alguma ruína, algum monumento ou alguma fonte lindamente esculpida.

Eu recomendo que você separe, pelo menos, três dias inteiros para aproveitar a cidade! E que você prepare a disposição para explorar tudo a pé, pois aí é que está o barato do passeio: encontrar lindas construções a cada esquina, descobrir uma ruazinha escondida, uma fonte cheia de história, uma escultura renascentista, uma ruína que resiste a centenas e mais centenas de anos.

Se vier no verão, nos meses de Junho, Julho e Agosto, prepare-se para um calor daqueles! Estive em Roma no mês de junho de 2014 e o calor era tão intenso que minhas havaianas derreteram um pouco no asfalto… juro!! 😀

No nosso mochilão de volta ao mundo, separamos 3 dias para Roma e Vaticano (na semana passada) e a temperatura estava muito gostosa, mesmo sendo inverno: na casa dos 18 graus! Pra quem pegou -1 graus em Amsterdam e 2 em Bruxelas, 18 graus é tipo verão… quase saímos de bermuda!! hahaha!

Como os dias são intensos e tem muita coisa pra contar pra vocês, separei esse post em 3, pra me dedicar a cada um dos dias como Roma merece! 😉

Dia 01 – Coliseu, Fórum e Palatino

No primeiro dia em terras romanas, é impossível não pensar em ir correndo conhecer ele: o maravilhoso Coliseu! Saindo da estação Termini (a estação central da cidade), você desce pela avenida Cavour durante uns 10 minutos quando, de repente, ele aparece lindo e imponente à sua esquerda!

roma2

Aí, é só alegria: você pode se sentar em algum banco ou mureta no entorno dele e curtir, curtir e curtir. É muita beleza, é muita história, muita energia! É interessantíssimo ver a reação das pessoas de todo o mundo se emocionando aos pés do Coliseu. Separe pelo menos uma hora para curtí-lo por fora e, então, entre!

Se tiver a sorte (como nós dois!) de estar em Roma no primeiro domingo do mês, encare a fila (que levará cerca de 1 hora) e entre gratuitamente no Coliseu! O mesmo ingresso dá acesso às ruínas do Fórum Romano e ao Palatino. Passeios também imperdíveis! Em dias normais, o ingresso custa 12 euros e, em minha opinião, você deve investir nesse passeio!

roma4

Dentro do Coliseu, usamos mais uma hora e meia para dar a volta completa nos dois andares daquela maravilha. De vez em quando pare, encoste em uma das imensas colunas que sustentam o local e imagine quanta gente já pisou lá, quantos prisioneiros sofreram, quantos gladiadores buscaram fama e dinheiro, quantos animais atacaram condenados e foram atacados, quanta história que lemos a respeito da política do Pão e Circo aconteceram ali. É muita energia. É muito impressionante.

Na área interna, você encontra totens que contam a história do Coliseu e das batalhas que aconteciam ali. E foi então que descobri que, pasmem, eles enchiam aquele lugar de água  para promover batalhas navais!!

Aproveite para encher a sua garrafinha com água potável nas mesmas fontes que hidratavam os gladiadores!

roma1

Depois de muita contemplação, é hora de visitar o Fórum Romano e o Palatino. As ruínas do local foram um dia o centro da vida social e econômica da época da Roma Republicana e as construções foram erguidas no século VII antes de Cristo!! Todas as ruínas estão espalhadas por uma área verde imensa e o passeio é delicioso e muito impressionante!

Depois de andarmos por umas 5 horas pela região do Coliseu, Monte Palatino e Fórum Romano, era hora de repôr as energias da melhor forma possível: uma genuína pizza Margherita italiana!!

Preste bastante a atenção para escolher um lugar que tenha forno a lenha, para não comer uma pizza congelada preparada no microondas. E preste ainda mais a atenção no seguinte: se você não é daqueles que curte comer de verdade (rs), peça uma pizza para dividir com alguém, pois ela é servida no prato individual e o tamanho equivale às pizzas brasileiras de 6 pedaços.

roma3

É clarooo que eu e o Will pedimos uma pizza cada um, afinal, depois de um dia de muita andança, a gente merecia! 🙂

Muitos lugares possuem promoções que unem a pizza a alguma bebida. No nosso caso, pagamos 7 euros cada um pela deliciosa pizza + uma long neck da cerveja italiana Peroni! Delícia de experiência!

No segundo dia em Roma, só atrações gratuitas e muuuita andança pela cidade! É pra se apaixonar perdidamente! Em breve o segundo post sobre Roma tá no ar!

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Como fazer a Trans Siberiana

Rota de volta ao mundo: Começando a organizar

Manual completo para viajar de navio de carga

Como chegar a Machu Picchu

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*