Entrevista – Mudança de carreira em busca da felicidade

Data: 18 outubro, 2016

Categoria: Sonhos

Sabe porque nós adoramos realizar as entrevistas para o blog?! Porque elas são poderosas ferramentas pra mostrar, na prática, que tem muita gente saindo da inércia e lutando por seus sonhos e planos de uma vida mais feliz.

A cada novo depoimento, a cada entrevistado que topa dividir conosco um pouco de sua história, mais combustível para fazer leitores trabalharem em prol de seus projetos e para nós mesmos seguirmos batalhando!

E muitas vezes é uma luta sim. É trabalhoso. Cada nova entrevista reforça que o nome do nosso projeto – Trabalhe seu Sonho – não poderia ser mais perfeito para o objetivo que temos aqui: incentivar você a tirar as ideias de felicidade da gaveta e torná-las realidade, porque dá trabalho, mas é possível!!

inspire

Hoje vamos compartilhar com vocês um pouco da história da Eli Duarte, uma mulher incrível que mudou o rumo de sua carreira em busca de mais felicidade e equilíbrio, e realizou seu sonho com muito foco, planejamento e trabalho.

A Eli foi minha colega em um grande veículo de comunicação com escritório em São Paulo. Na época, eu trabalhava no Marketing e ela era executiva da área Comercial, vivendo um ritmo de vida certamente mais alucinante e cheio de pressão que o meu.

Mal imaginava eu que, por trás daquela desenvoltura e excelentes resultados profissionais, a Eli não estava completamente satisfeita com as escolhas que havia feito até então e seu plano de mudança na carreira corria a todo vapor!

Pouco depois que saí daquele emprego, comecei a acompanhar – pelas redes sociais – os primeiros passos da Eli como fotógrafa profissional, seu crescimento na área, os lindos projetos que entregava e a satisfação escancarada em suas palavras de agradecimento e sorrisos.

Logo que pude, fiz minha parte em incentivá-la a seguir em frente e a contratei pra fotografar um dos momentos mais importantes da minha vida: a festa de celebração do amor entre eu e o Will, num casório intimista que foi lindamente registrado por ela e por seu colega de profissão Edu Leporo, outro fotógrafo incrível.

fotoeli5

fotoeli6

Nossa entrevistada trabalhou muito, estudou, se especializou, planejou cada passo, apertou o cinto. Uma história inspiradora de uma mulher que batalhou cada conquista, cada sonho realizado! Segue abaixo, contada em primeira pessoa pela Eli! 🙂
………………..

Satisfeita na carreira, mas não plenamente feliz!

Minha formação é em Marketing e durante 17 anos construí uma sólida carreira na área de Publicidade. Foram 10 anos na Editora Abril, onde inclusive fui trainee, depois outros 7 anos no Valor Econômico. Aprendi muito, tive sucesso, gerenciei equipes, tinha benefícios muito interessantes, como convênio internacional, carro, participação nos lucros, etc.

Apesar de ser muito grata a esses 17 anos de carreira que me proporcionaram aprendizado e crescimento, e apesar de gostar do que fazia como executiva, eu não trabalhava com o que realmente amava. E fazer o que se ama, aquilo que te dá tesão, aquilo que toca a sua alma… não tem preço!

Planejamento de gente grande!

Eu sempre fui apaixonada pela fotografia, pela magia de congelar um momento, contar uma história através das imagens. Essa coisa de as pessoas partirem, a vida mudar, e as fotos ficarem silenciosamente gritando a nossa história, sempre me encantou demais! E eu já era a fotógrafa amadora da família, sempre estava com a câmera a postos para registrar as festas, eventos e encontros.

fotoeli1

E como me sentia plenamente realizada fotografando e sabia que aquele era meu verdadeiro dom, decidi que precisava trabalhar na transição da minha carreira para a fotografia profissional e fiz um planejamento com o objetivo de transitar de executiva para 100% fotógrafa em 4 anos.

Coloquei minhas contas no Excel, tudo era lançado lá, poupei todo o meu orçamento para quitar financiamentos (casa, carro), pagamentos só a vista, nada de exageros. Como dizem por aí: fui fazendo meu “pé de meia”. Tenho uma filha, que depende exclusivamente do meu orçamento, não poderia fazer loucuras embriagada em uma ilusão de ser Duran da noite para o dia.

Estudei para me aprimorar e ser uma fotógrafa em constante evolução. Fiz curso profissional aqui no Brasil e em New York. Trabalhei muito e paralelamente nas duas profissões, estudei, me planejei, formei clientela… fiz a minha parte de verdade!

O universo conspira pra quem tem foco

Bom, acredito que quando queremos algo verdadeiramente, e nos planejamos para isso, tudo conspira a favor. E o meu planejamento de migrar de uma profissão para outra em 4 anos, foi antecipado para 2 anos. Isso mesmo! Em 2 anos, eu migrei 100% para o meu plano B, que agora é meu plano A.

fotoeli2

Então, após 2 anos de muito trabalho, foco e planejamento, sem a ajuda financeira de terceiros e tendo uma linda filha pra criar sozinha, eu atingi o objetivo de mudar de carreira e trabalhar com aquilo que me realiza completamente! E com a realização profissional em dia, toda a vida melhorou!

Incontáveis melhorias numa vida mais simples e plena

A minha saúde física melhorou, nunca mais tive enxaquecas! Minha pele melhorou. Meus cabelos pararam de cair. Minhas unhas pararam de quebrar. O meu relacionamento com a minha filha foi reestruturado. Reaprendi a ser mãe. Acompanhar o dia a dia dela, vê-la crescendo, buscar na escola, tomar sorvete a tarde, fazer a comida que ela gosta. Resignifiquei toda a minha vida.

fotoeli4

Hoje tenho uma vida mais simples: sem o glamour de restaurantes chiques, e o cartão de visitas corporativo, sem a badalação do cargo.

É importante mencionar isso, pois muitas pessoas vivem a ilusão de realizar sonhos, mas não estão dispostas a abrir mão de nada.

Uma vida com mais propósito

Mudou a minha visão da vida: atualmente eu quero viver hoje, fazer o que amo, colocar a minha energia naquilo que eu avalio ser realmente importante, contribuir com a vida e a história das pessoas que eu “empresto” o meu olhar. Saber que o bebezinho que eu fotografo hoje vai olhar essas fotos quando for um adulto e, quem sabe, mostrar para seus filhos… Isso é demais! É isso que me move!

E não é porque estou realizada na carreira que deixei de sonhar! Os sonhos são combustíveis, eles nos convidam a caminhar e sairmos da nossa zona de conforto. Então, eu continuo estudando a fotografia, suas vertentes, as novas tecnologias…. E agora tenho o sonho de viajar pelo Brasil e pelo mundo fotografando a história de muitas famílias. E sei que vou realizar!

Espero ter contribuído de alguma forma para você, que lê o blog Trabalhe seu Sonho e que está lendo a minha história. Fica aqui o meu recado: Jamais desista de seus sonhos! Existe uma fonte inesgotável de prosperidade, apenas esperando que você dê o seu melhor e faça aquilo que realmente tem sentido e propósito para você!

…….

Agora que você conhece um pouco da história da nossa terceira entrevistada, aproveita e vai lá visitar a Fanpage da Eli Duarte. Você certamente vai se apaixonar pelas fotos e pelo lindo trabalho dela! 😉

E se você conhece alguém que tem uma história bacana de realização de sonhos, deixe um comentário pra que possamos organizar mais e mais entrevistas!

4 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Como morar em um trailer

Guloseimas para comer na fogueira

Itália e Croácia – Trechos de trem, ônibus e muitas dicas

Quanto custa morar em um barco

4 comentários
  1. Macella Oliveira Responder
    30 de outubro de 2016

    Parabéns Blog…
    E que o Universo/ Deus continue a trazer pessoas como vc para nossas Vidas Eli…
    Não importa a proximidade ou o quantas vezes nos encontramos, o que importa é saber que “existimos”…
    Lâmpadas para teus pés e Luz para teus caminhos…. A PAz!!!

    1. Fefa Trindade Responder
      31 de outubro de 2016

      Olá Macella! Obrigada por seu comentário e assinamos embaixo de todas as palavras que escreveu sobre e para a Eli! 😉

  2. 3 de novembro de 2016

    Adorei prima Eli, e que o universo continue conspirando a seu favor. Beijos no coração.

    1. Fefa Trindade Responder
      4 de novembro de 2016

      Olá Cleo! Obrigada pela visita e comentário! O universo conspira com as pessoas que emanam boas energias, não é mesmo?! 🙂

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*