Fogo primitivo: 5 formas de iniciar uma fogueira

Data: 10 outubro, 2016

Categoria: Sobrevivência

Nada é mais antigo na história humana do que sentar ao redor de uma fogueira e observar as estrelas enquanto conversa com os amigos. Acredito que toda pessoa deveria passar por essa experiência pelo menos uma vez e se esse fogo for primitivo, melhor ainda.

Listei aqui algumas formas de conseguir fogo sem fósforos, maçaricos ou outros meios, espero que goste e se inspire a ir para a selva de vez em quando para treinar.

Esfregando duas madeiras
Esse é a forma mais simples de conseguir fogo sem contar com quase nenhum recurso. Com uma pedra, uma madeira de base e a outra que você vai utilizar para esfregar um bom tempo até gerar calor. Não tem muito segredo: Bastante força e paciência.
fogo-primitivo-8
Essa é a minha forma favorita de criar fogo selvagem, utilizando a madeira do bambu já fiz muito fogo com essa técnica.

Broca de mãos
Essa é uma forma simplificada da broca de arco, você utiliza as mãos para girar um pedaço de madeira em atrito com outro pedaço e assim, gerar calor o suficiente para começar o fogo.
fogo-primitivo-7
fogo-primitivo-6
Essa técnica requer prática pois apesar de ser teoricamente fácil de fazer, na realidade achei bem complicado. A palavra aqui é resistência e persistência.

Broca de arco
Esse é o mesmo princípio da broca de mãos, você rotaciona uma madeira no mesmo lugar até esse movimento gerar calor. A vantagem da broca de arco é que você faz muito menos esforço para gerar esse calor. O problema é que essa solução é mais complicada, você terá que dispor de tempo e material para construir o arco.
fogo-primitivo-4
fogo-primitivo-5
O legal é que a partir daqui construímos nosso próprio equipamento para criar fogo, uma vez que o arco está pronto você pode utilizar ele incontáveis vezes para criar um fogo primitivo muito mais rápido e sem esforço.

Broca de bomba
Esse é o equipamento mais complicado que você pode construir para gerar fogo via atrito. Apesar do grande trabalho que você terá para criar isso, uma vez que está pronto você não precisará de muito esforço para gerar o fogo.
fogo-primitivo-2

Apesar de nunca ter utilizado essa técnica, gosto bastante da ideia de ficar um tempo ocupado construindo e acendendo a fogueira com essa bela técnica de fazer fogo selvagem.

Pistão de fogo
Acredite ou não, essa era a forma mais comum de obter fogo lá pelos meados dos anos 1800. O conceito é simples, comprimir o ar com violência o suficiente para a compressão gerar calor e incendiar um pedaço de material inflamável que foi colocado dentro do pistão. Esse conceito mais tarde originou os motores à diesel, onde a ignição ocorre comprimindo o combustível.
fogo-primitivo-1
É uma ferramenta super útil, porém de construção quase impossível sem o material e ferramentas adequadas. Em uma situação de sobrevivência na selva, é melhor ter um desses na mochila do que pensar em construir um.


Bônus: Vá preparado
Saber meios de criar fogo primitivo é quase uma obrigação de quem quer ser um aventureiro preparado, porém, você pode facilitar a sua vida carregando com você itens modernos que facilitam muito a obtenção de fogo.
fogo-primitivo-10
Um item que sempre carrego comigo é a pederneira, um equipamento que utiliza o impacto do metal e o magnésio para gerar calor. É simples, leve e produz fogo rapidamente, perfeito para uma situação de emergência.

Qual desses métodos é melhor?
Não existe uma técnica ideal para fazer fogo, o ideal mesmo é você conhecer todas elas e se perguntar: Quais recursos eu tenho disponível? Quanto tempo eu tenho? Quanta energia me resta?

Um bom especialista em sobrevivência tem que saber avaliar o momento, aplicar as técnicas adequadas e lembrar-se sempre que as chances são maiores para os que estão mais preparados.

E você, já fez fogo primitivo? Qual técnica utilizou?

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Itália e Croácia – Trechos de trem, ônibus e muitas dicas

Como morar em um trailer

Guloseimas para comer na fogueira

Quanto custa morar em um barco

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*