Guloseimas para camping e fogueira: chapati

Data: 9 agosto, 2016

Categoria: Aventuras

Logo depois de concluir a volta ao mundo chegando ao Brasil pela fronteira com a Bolívia, decidimos passar em São Paulo pra pegar nosso carro, o valente Ford Ka vermelhinho, e seguir pela Estrada Real até Ouro Preto e depois Paraty, numa viagem deliciosa em todos os sentidos (visuais incríveis, energia boa, excelentes experiências e guloseimas deliciosas).

chapati8

Nossa primeira parada foi em São Thomé das Letras, uma cidade simplesmente adorável que nunca tínhamos visitado, apesar de ser super famosa por coisas que adoramos: lindas cachoeiras, montanhas, trilhas e pôr do sol.

Ficamos hospedados na casa de um casal de amigos muito amados que há pouco mais de 3 anos trocaram a vida estressante em São Paulo, por uma vida mais equilibrada, saudável e feliz na área rural entre São Thomé e Cruzília.

Com eles, aprendemos a fazer os chapatis, receita original da Índia e uma das mais antigas do mundo, pãezinhos muito fáceis e perfeitos pra fazer em campings e fogueiras, já que não são assados, e sim feitos na chapa, e compostos apenas por 3 ingredientes baratos, que rendem muito, não estragam e são fáceis de encontrar em qualquer lugar: farinha, sal e água.

chapati7

Depois que aprendemos essa receita facílima com os queridos de São Thomé,  adotamos o chapati como o café da manhã oficial em todos os lugares que acampamos durante a Estrada Real e, depois de testado e aprovado no fogareiro, em fogueiras e preparado no porta-malas do vermelhinho, tivemos certeza que é o pão ideal para os aventureiros de plantão!

Além dos 3 ingredientes citados acima (comece com cerca de 300g de farinha, 1 colher pequena de sal e 1/2 xícara de água que renderão cerca de 6 chapatis), você pode incluir outro tempero, como pimenta, zatar ou orégano. Aí é só misturar os ingredientes com uma colher e depois sovar com as mãos. A água e a farinha devem ser acrescentadas conforme necessidade até dar a textura de massa que descola das mãos.

chapati6

chapati4

Como não há fermento na receita, não precisa descansar a massa. É só fazer bolinhas, depois abrir como mini pizzas com as mãos, com uma garrafa, copo ou com o que você tiver no camping (no nosso caso, usamos a canequinha e deu super certo!). Aí é só jogar na frigideira, numa panelinha ou – melhor ainda – numa pedra colocada em cima da fogueira no camping, com aquele visual maravilhoso de praia ou montanha ao redor! 😉

chapati3

chapati5

Assim que começar a dourar de um lado, vire seus chapatis e deixe dourar do outro lado. Se fizer os pãezinhos na frigideira, não precisa de óleo para untar. Se for usar uma pedra no camping, é bom jogar uma manteiguinha no primeiro uso, para evitar que grude tudo. A partir do segundo uso não precisa mais!

E pronto!! Deliciosos pãezinhos quentes, que vão muito bem puros ou com manteiga, queijo e geleia.

Aí é só preparar aquele café gostoso na panelinha do seu kit de camping, e curtir a experiência de um café da manhã tranquilo, preparado por você, em total contato com a natureza.

chapati1

Tá vendo só como dá pra comer algo interessante, mesmo com pouquíssima estrutura e ingredientes? Você não precisa se entupir de miojo e bolacha recheada quando for acampar! Bom apetite!

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Guloseimas para comer na fogueira

Itália e Croácia – Trechos de trem, ônibus e muitas dicas

Quanto custa morar em um barco

Como morar em um trailer

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*