Igrejas ao redor do mundo

Data: 22 setembro, 2017

Categoria: Mochilão

Você pode conhecer muito da história de uma cidade somente visitando os templos religiosos locais. Como somos católicos, tentamos visitar igrejas em quase todos os locais e conseguimos ao todo, visitar 26 igrejas diferentes e conhecer um pouco da história desses locais sagrados.

Mosteiro de São Bento

Local: São Paulo / Brasil – Construção: 1598

Foi no Mosteiro de São Bento que começamos a nos benzer e pedir proteção para a longa jornada que vinha pela frente.

 

Basilica of St. Nicholas

Local: Amsterdam / Holanda – Construção: 1886

Nossa primeira igreja fora do Brasil, para agradecer o sucesso da Travessia do Atlântico e para pedir proteção para o restante da jornada.

 

Cathedral of St. Michael and St. Gudula

Local: Bruxelas / Bélgica – Construção: Entre 801 e 900 DC

Estava frio e chuvoso no inverno europeu e nós percorrendo a cidade à pé, acabamos cruzando com essa catedral e como já tínhamos o plano de visitar uma igreja de cada cidade visitada, aproveitamos para nos benzer e agradecer a viagem.

 

Notre-Dame de Paris

Local: Paris / França – Construção: 1163

Essa catedral é cheia de história, reconstruções e é provavelmente uma das maiores obras de arte criadas pelo homem. Ficamos horas dentro dela explorando os detalhes.

 

Basilique du Sacré-Cœur

Local: Paris / França – Construção: 1875

Não é somente um ponto religioso, mas também político e histórico da França. Localizado no ponto mais alto da cidade, vale completamente a visita.

 

San Bonaventura al Palatino

Local: Roma / Itália – Construção: 1689

Como não visitar uma igrejinha do século 17 cuja vista dá direto para o Coliseu e para o antigo Fórum Romano?

 

Santa Maria del Popolo

Local: Roma / Itália – Construção: 1099

Uma das igrejas mais famosas da Itália, foi construída sobre uma nogueira que segundo lendas locais abrigava demônios em forma de corvos que atormentavam a região. O interior é uma verdadeira obra de arte.

 

San Giacomo in Augusta

Local: Roma / Itália – Construção: 1339

A igreja foi construída junto com um hospital para os incuráveis da época, por isso é conhecida também como San Giacomo degli Incurabili.

 

Sant’Ambrogio e Carlo al Corso

Local: Roma / Itália – Construção: 1610

Uma das igrejas mais ricas em detalhes que conhecemos. Ficamos um bom tempo somente admirando as obras de arte e arquitetura do local.

 

Santa Maria dei Martiri – Pantheon

Local: Roma / Itália – Construção: 118 DC

Esse é um local imperdível para quem visita Roma e além de ser uma das estruturas romanas mais antigas e preservadas, é também uma obra de engenharia, arquitetura e arte. Além de obras de arte dos grandes mestres, lá você encontra túmulo de reis e do grande pintor Rafael.

 

Zagreb Cathedral

Local: Zagreb / Croácia – Construção: 1093

Essa catedral foi destruída pelos Mongóis, e alguns séculos depois quando a croácia foi invadida pelo império Otomano os croatas construíram fortificações ao redor da igreja que existem até hoje. Em 1880 a igreja foi novamente destruída por um terremoto e teve sua estrutura modificada.

 

Svetište Majke Božje Trsatske

Local: Rijeka / Croácia – Construção: 1294

Esse local é muito especial para os católicos e para nós foi uma surpresa descobrir a história desse local sagrado. Quando os muçulmanos invadiram a Palestina, em 1291, a Santa Casa onde moraram Nossa Senhora e São José, e onde se deu a Encarnação de Jesus Cristo, fora transportada miraculosamente para Loreto Itália, a fim de se evitar profanações. Mas a casa não fora diretamente para essa cidade da Itália, pousando antes milagrosamente em várias localidades, sendo a primeira delas justamente onde é hoje a igreja ( Trsat ).

Ali a casa apareceu em 1291. As pessoas do local tiveram uma tremenda surpresa ao ver uma casa onde no dia anterior nada havia. Chamaram as autoridades locais e eles desejaram tirar a limpo se era verdade essa história. Determinou então que viajassem à Terra Santa quatro emissários para verificar em Nazaré se realmente as medidas dos alicerces que ali permaneceram identificavam-se com as da casa, se os materiais e estilo de construção eram próprios do local, na Palestina.  Ao voltar, os emissários confirmaram ser de fato a casa de Nazaré, onde viveram Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus.

No dia 10 de dezembro de 1294, três anos e meio depois da chegada, ela desapareceu tão subitamente quanto aparecera.

 

Kapela Zavjetnih Darova

Local: Rijeka / Croácia – Construção: Séc 20

Provavelmente um dos locais sagrados mais emocionantes que visitamos. Uma pequena porta nos fundos de um mosteiro cujo interior é repleto de itens relacionados a curas milagrosas.

 

Cerkev Marijinega oznanjenja

Local: Ljubljana / Eslovênia – Construção: 1646

Paramos em um belo dia de sol para agradecer o sucesso da jornada e pedir segurança para o restante do caminho.

 

St. Nicholas’s Church

Local: Ljubljana / Eslovênia – Construção: 1262

No caminho de volta do castelo de Ljubljana conhecemos essa belíssima igreja. Do alto do castelo já podíamos ver a igreja e decidimos que na descida passaríamos por ali.

 

Zupnijska Cerkev SV Martina

Local: Bled / Eslovênia – Construção: 905

A atual igreja foi construída em 1905 sobre uma antiga capela que foi construída 1000 anos antes. Os maiores nomes da arte e arquitetura Eslovena trabalharam no projeto dessa belíssima igreja.

 

Loreta Praha

Local: Praga / República Tcheca – Construção: 1626

Essa igreja é famosa em Praga pelo seu toque de sinos, são 27 sinos que tocam diariamente fazendo a alegria dos visitantes.

 

Katedrála svatého Víta

Local: Praga / República Tcheca – Construção: 1344

A maior igreja da República Tcheca e um dos principais pontos turisticos de Praga, guarda os restos de São Venceslau, padroeiro do país.

 

Frauenkirche

Local: Nuremberg / Alemanha – Construção: 1358

Passamos nela no dia do aniversário da Fefa, aproveitamos para benzer com água-benta nossos crucifixos e depois ficar na praça do lado de fora aproveitando o sol e a paisagem.

 

Münster Cathedral

Local: Münster / Alemanha – Construção: 1225

Todas as igrejas que visitamos em Münster foram especiais pois nesse pequeno trecho da viagem não estávamos sozinhos. Como estávamos na casa de grande amigos na Alemanha, eles nos levaram para conhecer as igrejas locais.

 

Sankt Lamberti

Local: Münster / Alemanha – Construção: 1375

No mesmo local já existia uma capela desde o ano 1000. Essa é uma daquelas igrejas que só de olhar você já consegue imaginar aquele local na idade média. Na cidade teve uma rebelião e os líderes foram mortos e expostos pendurados em uma das torres, até hoje as jaulas estão lá expostas.

 

Bazylika Świętego Krzyża

Local: Varsóvia / Polônia – Construção: 1526

Essa igreja era distante de onde nós estávamos hospedados, porém, um local nos contou uma história nos convenceu a ir: Quando os nazistas invadiram a Polônia, bombardearam tudo e começaram a destruir essa igreja. Um prisioneiro polonês perguntou aos nazistas se eles gostavam de Frédéric Chopin. Um oficial respondeu que sim e o polonês lhe disse: O coração de Frédéric Chopin está enterrado em um dos pilares dessa igreja. A igreja foi poupada pelo menos dessa vez, sendo totalmente destruída em 1945.

 

Kościół Wizytek

Local: Varsóvia / Polônia – Construção: 1651

Essa é mais uma daquelas igrejas que resistem ao tempo com bravura. Ela foi destruída pelos Suecos, depois pegou fogo e séculos mais tarde foi destruída pelos nazistas. Frederick Chopin costumava tocar no piano presente nessa igreja.

 

Archikatedra św. Jana w Warszawie

Local: Varsóvia / Polônia – Construção: 1390

Os poloneses lutaram bravamente contra os nazistas e os alemães castigaram a cidade, destruindo 90% de Varsóvia, fizeram dessa cidade a mais destruída na guerra. A resistência polonesa se fixou na igreja e os nazistas enviaram um tanque cheio de explosivos que derrubou parte da igreja. Quando a resistência perdeu, os nazistas destruíram a igreja inteira. Após a Guerra ela foi totalmente reconstruída e virou patrimônio cultural da UNESCO.

 

Хра́м Христа́ Спаси́теля

Local: Moscou / Rússia – Construção: 1883

Nós estávamos na Páscoa e visitamos a Catedral de Cristo Salvador. Eles são bem religiosos, sendo assim podemos ver as igrejas cheias de pessoas e conhecer de perto as diferenças da igreja ocidental e oriental. Como de costume benzemos nossos crucifixos na água benta, só que na Rússia, água benta é distribuída para beber, encher a garrafa e levar para casa para tomar banho e cozinhar. Gostamos bastante dessa igreja.

 

Catedral basílica de la Virgen de la Asunción

Local: Cuzco / Peru – Construção: 1560

Quando os espanhóis conquistaram Cuzco, construíram a Catedral sobre o templo do deus Inca Huiracocha. Foram mais de 100 anos de construção para ficar no formato que é atualmente.

Lembrando que essas foram somente as igrejas que nós entramos, nos benzemos, agradecemos pelo caminho percorrido e pedindo proteção para o caminho a percorrer.

Espero que tenha gostado!

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Como fazer a Trans Siberiana

Rota de volta ao mundo: Começando a organizar

Manual completo para viajar de navio de carga

Como chegar a Machu Picchu

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*