Manual completo para viajar de navio de carga

Data: 20 novembro, 2016

Categoria: Aventuras

Viajar de navio de carga foi uma das coisas mais incríveis que já fiz na vida, só que foi um processo lento, burocrático e cheio de dificuldades que tentarei te explicar nesse manual completo.

Primeiro entenda: Não dá para trocar a viagem por trabalho
Essa é a principal dúvida que eu tinha quando comecei a planejar meu roteiro de volta ao mundo. Será que posso trabalhar no trajeto e pagar minha viagem?? Infelizmente depois de 11 de setembro, tudo mudou.

Antigamente era possível chegar em um porto e conseguir um trabalho pesado para fazer no navio, só que depois dos atentados terroristas, ficou impossível fazer isso. Agora só quem tem formação na Marinha mercante.

Centenas de empresas e milhares de rotas
rotas-de-volta-ao-mundo-5
Olhe esse mapa, são todas as rotas feitas por navios no mundo. Devo ter entrado em contato com diversas empresas, mais de 20, apenas 2 entraram em contato comigo depois de alguns dias e conversando com eles, entendi a dificuldade principal: Eles estão pouco se lixando para os passageiros, o foco ṕrincipal é a carga e ponto.

Quase todas as companhias têm o serviço de passageiro, mas algumas tem a regra que só se você estiver acompanhando uma carga poderá viajar com eles.
Mas porque existem passageiros em navio de carga?
Navios de carga geralmente tem 2 ou 3 cabines adicionais para pessoas de fora da tripulação, quase em sua totalidade são pessoas à trabalho acompanhando cargas importantes. Inspetores de segurança são viajantes comumente encontrados nesses navios.
cargueiro
Sendo assim, quando for entrar em contato com as empresas, sempre deixe bem claro o que está procurando e sempre utilize o inglês ou a língua do país que sedia a empresa.

Antes de entrar em contato, saiba o que quer fazer
Uma coisa eu reparei: Já que as empresas não se importam com passageiros, elas não vão organizar o seu roteiro. Quando entrar em contato, saiba qual roteiro deseja fazer, eu vou deixar aqui nesse manual algumas rotas que eu encontrei e quais companhias podem te possibilitar essa incrível jornada.
como-viajar-navio-de-carga-6

como-viajar-navio-de-carga-5

como-viajar-navio-de-carga-4

como-viajar-navio-de-carga-3

como-viajar-navio-de-carga-2

como-viajar-navio-de-carga-1Não pague agências especializadas que vão te cobrar mais caro para fazer isso, tente fechar direto com as cias de carga.

Se prepare para a burocracia
Sem brincadeira, deu trabalho assinar todos os contratos, conseguir atestados médicos juramentados em inglês e fazer transferências internacionais para pagar a rota. A cia que utilizei era francesa, sendo assim, a comunicação não era das melhores entre nós.

Essa foto mostra bem a quantidade de documentos que assinei, em muitos deles assumindo toda a responsabilidade em um acidente ou na ocasional morte. O atestado em inglês foi um drama a parte, mais de 5 médicos não quiseram preencher a guia. Meu prazo estava acabando e eu já estava puto da vida com os médicos, demorei umas 2 semanas para conseguir isso e foi por pura sorte.

Aqui em SP tem um local gratuito dentro do Hospital Emílio Ribas chamado Médico do viajante. A minha sorte é que fui conversar com ele sobre as vacinas que precisava tomar para a volta ao mundo e na conversa expliquei sobre a dificuldade em conseguir o atestado e ele me ajudou com isso.

como-viajar-navio-de-carga-6Quanto custa fazer essa trip?
Você irá pagar entre 100 e 150 euros por dia no mar. Eu passei 15 dias no Atlântico, pagando 100 euros por dia, total de 1500 euros. Não é barato, mas vale a pena se seu sonho é uma experiência única.

Cada um tem seu motivo para viajar de navio de carga, no meu caso foi que queria ver as condições do mar com meus próprios olhos e poder calcular o risco de uma travessia de veleiro que quero fazer. Nunca estudei tanta navegação e aprendi sobre o mundo do mar quanto nesses 15 dias.

Sem inglês, terá problemas
Entenda que navios de carga são locais bem globalizados. Eu viajei em um navio francês, de bandeira inglesa, produzido na coreia e de tripulação filipina com oficiais ucranianos. Nem preciso dizer que a língua oficial é o inglês e você pode ter problemas se não entender os avisos da tripulação.
100_2589
Lembrando que a tripulação trabalha pesado, eles não vão ficar te ajudando o tempo todo, você tem que se virar. Nunca desrespeite as regras, cuidado com a segurança e cordialidade, não pergunte sobre os containers e só entre onde tiver permissão.

Vida à bordo

Eu fiz alguns vídeos de como é a vida dentro de um navio de carga. Eu tive acesso quase total ao navio, só não podia entrar na casa de máquinas pois o perigo alí é grande. Para acessar a proa do navio tinha que avisar a tripulação e seguir o tempo de retorno que eles estipulam, tipo: OK, você tem meia hora para voltar.

Contatos e cias
Eu fiz negócio com a CGM e negociei a minha travessia do Atlântico com a Hamburg Sud. Se tivesse grana teria feito a travessia da China para o Peru de navio, mas custava em torno de 3700 euros e realmente não estava disposto a gastar tanta grana em uma travessia. Se fosse mais barato teria feito fácil fácil.

Dá uma olhada no site deles, mande e-mail e se eles não retornarem, ligue lá e já comece a praticar o seu inglês. Eu fechei direto com a Alexandra Beaumont da CMA CGM e negociei com a Finnja da Hamburg Sud.

CMA CGM
Telefone: 00 33 4 88 66 65 02
E-Mail: partirencargo@cma-travellers-club.com
Alexandra Beaumont: mrs.abeaumont@cma-travellers-club.com
Sandrini Gillet: MRS.SGILLET@cma-travellers-club.com

Hamburg Sud
Telefone: +49 (0)40 / 3705 155
E-Mail: info@hamburgsued-reiseagentur.de
Finnja: finnja.linnebjerg@hamburgsued-reiseagentur.de

Lembrando que você pode comentar
Tentei explicar o máximo que julguei importante para você organizar a sua jornada em um navio de carga. Qualquer dúvida que você tiver pode fazer sua pergunto aqui pelos comentários.

Espero que tenha gostado e bons ventos!!

11 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Como morar em um trailer

Quanto custa morar em um barco

Itália e Croácia – Trechos de trem, ônibus e muitas dicas

Guloseimas para comer na fogueira

11 comentários
  1. Maria Julia Responder
    11 de março de 2017

    Olá!
    Estou querendo ir a Portugal ficar alguns meses e estudar mas preciso levar meu cachorro – pequeno com 12 kg, e não quero transporta-lo num avião pois teria que ser no porta malas. Pensei então em ir de navio e levar o cachorro comigo.
    Você sabe algo a respeito, ou com quem eu poderia falar? Ja entrei em contato com as empresas que voce escreveu acima.
    Obrigada!
    Maria Julia

    1. Will Gittens Responder
      13 de março de 2017

      Olá Maria Julia, obrigado por acessar o blog!! Esse é um caso bem específico, não lembro de ter visto no contrato que assinei com o navio que podia levar animais comigo. Na verdade o acesso é bem restrito, além de existirem varias regras para levar animais de estimação para outros países. Somente as cias poderão te informar sobre levar seu dog com você. Boa sorte e espero que dê tudo certo! Bons ventos!!

    2. Gustavo Savoy Responder
      2 de junho de 2017

      Olá Maria Júlia,
      Estou numa situação idêntica para o mesmo destino, com a diferença de ter dois bulldogs com pouco mais de 20Kg cada. O risco de óbito desta raça é altíssimo ao viajarem de avião. Algumas companhias aéreas se negam terminantemente a transportar cães braquiocefálicos (caso dos bulldogs). Gostaria de saber se você conseguiu seu objetivo, ou teria alguma informação sobre levar pets consigo em viagens de navio.
      Desde já agradeço.

    3. simone Responder
      19 de junho de 2017

      Júlia, encontrou alguma companhia para viajar com o cachorro? Tenho que levar a minha da Itália para o Brasil, mas como é uma cachorra muito ansiosa e pesa 20 kg, queria viajar junto com ela. Obrigada

    4. Claudia Responder
      4 de agosto de 2017

      Também queria saber… estou pensando em morar em Portugal, mas teria que levar meus cachorros

      1. Will Gittens Responder
        13 de agosto de 2017

        Olá Claudia, recebi um e-mail da cia de carga onde viajei, no caso deles não seria permitido viajar com qualquer tipo de animal. Eles me informaram que existem regras bem rígidas de vigilância sanitária e essas regras mudam de país para país. Como o navio de carga passa em vários portos, esse controle seria inviável para as cias. Talvez em navio de cruzeiro você tenha melhor sorte. Obrigado pela visita!!

  2. CASSIANO Responder
    31 de março de 2017

    eai man, cara mto legal tua aventura.
    me diz uma coisa, quanto de grana eu posso levar em uma viagem de navio p/ europa?? é o mesmo limite q eu posso lever de aviao sem declarar “r$10.000,00” ou de navio nao tem esse negocio de alfandega etc…??? tenho cidadania italiana por isso nao tenho tempo limite p/ voltar posso ficar o tempo q quiser e pretendo ficar um bom tempo na europa, por isso preciso mais q r$10.000,00

    1. Will Gittens Responder
      1 de junho de 2017

      Fala Cassiano, as regras não mudam quando se trata de dinheiro, a única diferença é que você pode levar mais peso, eu podia levar cerca de 100 kilos comigo no navio. Eu levei mó canseira dos policiais na Holanda, eles abriram minha mochila inteirinha e ficaram uns 30 minutos me perguntando sobre minha rota, etc. Melhor chegar com tudo certinho na terra dos outros. Abraço e valeu por acessar o site!!

  3. Clíciane Responder
    1 de setembro de 2017

    Olá,muito interessante seu post,parabéns!Só uma dúvida,tanto nós quanto aos integrantes do navio,no caso” funcionários” podemos usar cel com câmera,ou filmadoras? Fiquei sabendo que as autoridades não permitem estes tipos de objetos na embarcação…Sendo assim,a viagem não teria graça,temos que fotografar,filmar,são para as recordações,futuras,rsrsrsrs,obrigada!😉

  4. 8 de setembro de 2017

    Olá boa noite eu queria ir para os EUA em u navio de carga partindo do Rio de Janeiro Brasil. Há como fazer inclusive eu posso ir trabalhando para pagar as minhas despesas.

  5. Carolina Fernandez Responder
    13 de outubro de 2017

    Eu quero ir de salvador para Málaga -Espanha mais tenho que levar minha pequena mel..uma poodle de 3,5 kgs.. ela nao pode vuajar de avuao porque eh cardiaca…
    .ainda não consegui um navio Cruzeiro que aceite minha pet pequenina..
    Talvez se eu conseguir de alugar um veleiro yatch..
    .São ela poderia ir..
    Alguém teria um contato pra me passar ?
    Meu e-mail : carolinafernandez373 @yahoo.com.br…
    Um abraço. ..carolina

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*