Melhor forma de proteger seu veleiro de raios

Data: 9 Fevereiro, 2018

Categoria: Barcos, Sem categoria

Existem diversos riscos para quem navega e um deles é o raio. Cair um raio no mastro do veleiro quando você não está preparado é um prejuízo enorme, além de você correr um sério risco de morrer ou ter o barco afundado.

Estava pesquisando sobre o assunto e descobri que o veleiro do brasileiro Adriano do #Sal acabou tendo problemas quando um raio caiu no barco dele. Vou deixar o vídeo para que você possa ver.

Mas o que fazer para proteger o barco?

Conversando com diversos navegadores, descobri alguns macetes que já foram testados na prática, isso é: Um raio caiu no barco desses navegadores e eles não tiveram grandes problemas além do susto.

Todos foram bem enfáticos em sugerir uma solução: Uma corrente enrolada no mastro e no estai e depois jogado na água. A corrente será o caminho mais curto para a energia elétrica percorrer até a água, protegendo seu barco de uma explosão que arrebente o casco.

E os equipamentos eletrônicos?

Se o raio percorrer os circuitos elétricos do seu barco, vai queimando tudo pelo caminho. Ao iniciar uma tempestade elétrica, o ideal é desplugar todos os equipamentos da rede e na pior das hipóteses guardar tudo dentro do forno micro-ondas, com ele desligado é claro.

O forno de micro-ondas é uma gaiola de Faraday, protegendo seus eletrônicos de qualquer descarga elétrica que podem danificar o equipamento.

Qual é a chance de cair um raio no barco?

A chance de cair um raio no barco é pequena, porém, veleiros são especialmente vulneráveis devido ao mastro, funcionando como um para-raios e atraíndo o raio para seu barco. Sempre fique atento ao ambiente e não confie na sorte pois um acidente pode ser fatal.

Um sistema de para-raios é eficiente para dissipar a energia presente no ar e evitar que ela acumule ao ponto de gerar um raio sobre seu barco. Dependendo do tamanho do seu veleiro é ideal falar com um engenheiro eletricista para realizar um bom planejamento de para o seu barco.

Então já sabe, quando uma tempestade elétrica começar próximo ao seu barco, prenda bem uma corrente no seu mastro e estai, desplugue seus equipamentos da rede elétrica do barco e fique dentro da cabine cuidando para não ficar encostado em nenhuma parte metálica do barco. Como tudo no meio náutico, com técnica você consegue contornar problemas sérios sem correr riscos.

Um abraço e bons ventos!

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Melhores barcos para morar

Como construir seu barco

Como usar o sextante

Quanto custa morar em um barco

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*