Mochilão no Vietnam – Mini cruzeiro em Halong Bay

Data: 7 Maio, 2016

Categoria: Mochilão

Assim que começamos a aprofundar nossas pesquisas a respeito do turismo no Vietnam, descobrimos uma porção de praias tão maravilhosas que, arrisco dizer, não devem nada às famosas ilhas e costa da Tailândia.

Águas cristalinas, areia branca, resorts de frente para o mar, o litoral do Vietnam é uma coisa linda!! Ainda na China e prestes e pegar o ônibus pra ir para o Vietnam, tínhamos certeza que algumas das praias vietnamitas entrariam em nosso roteiro.

Depois de alguns dias muito bacanas em Hanói, capital do país (leia nossas dicas nesse post), e depois de muita pesquisa, resolvemos que a primeira praia a ser visitada seria a inacreditável Halong Bay. Coloque esse nome no Google (ou veja nosso álbum de fotos no Facebook) e enlouqueça como nós enlouquecemos! 😀

halong7

Halong Bay é composta por cerca de 3.000 pequenas ilhas localizadas no norte do país e relativamente próxima a Hanói, a cerca de 300km de distância. Por isso, o melhor jeito de visitar essa maravilha é a partir da capital.

Você pode ir por conta própria até Halong City, numa viagem de ônibus com cerca de 4 horas de duração, e de lá arranjar um transporte até o pier e contratar um passeio de barco para Halong Bay. Ou pode contratar um tour em Hanói, que se encarregará de todo o transporte e dos passeios deliciosos.

Apesar de nosso perfil roots e low budget, depois de muita pesquisa sobre alguns casos de mochileiros que passaram maus bocados na viagem por conta própria, acabando por gastar mais que gastariam em um pacote turístico, decidimos pelo conforto de fechar um tour de 2 dias e 1 noite de duração, saindo de Hanói.

Há uma enorme oferta de agências de viagem no bairro Old Quarter, portanto você não precisa (e nem deve, na verdade) fechar o passeio com muita antecedência, pois ali in loco você pode pechinchar bastante! A lista é extensa de mini cruzeiros para Halong Bay, a maioria deles com 2 ou 3 dias de duração e os preços normalmente começam em 85 dólares por pessoa e chegam a 200 dólares por pessoa, com todos os transportes inclusos para ir e voltar, refeições, passeio de caiaque, visita a cavernas e ilhas. As diferenças de preços se dão principalmente pelo tipo de embarcação e pela qualidade das refeições.

É claro que, andando pelas ruazinhas de Hanói, você vai encontrar opções de passeios com 2 dias de duração por cerca de 40 dólares… Muita diferença de preço, certo?! Portanto, desconfie fortemente dessas opções! Encontramos relatos de pessoas que decidiram economizar e detestaram a experiência! Olha esse , por exemplo.

Enfim, depois de muita pesquisa nas agências de viagem e no Trip Advisor, e de muito pechinchar, fechamos o cruzeiro Golden Sun Cruise por 85 dólares por pessoa. E lá fomos nós!!

A cia turística nos buscou no hostel com um mini ônibus meio apertado, mas limpo, com ar condicionado funcionando legal e uma garrafa de água mineral pra cada turista. De lá, partimos para a viagem de 3h30 de duração com uma parada para o lanche e banheiro.

Chegando ao pier, esperamos por cerca de 15 minutos até que um pequeno barco pegou nosso grupo e levou até o barco.

Nosso barco não era dos mais novos e modernos, mas era bacana e limpo! As cabines tinham tamanho suficiente, cama confortável, ar condicionado, banheiro limpo e com produtos de higiene de boa qualidade.

halong8

Os visuais que você acompanha pela janela da cabine e pelo pier do barco já valeriam o passeio. É uma coisa completamente impressionante e encantadora!! Halong Bay é formada por cerca de 3.000 ilhotas de calcário, com vários tamanhos e formatos e cobertas por vegetação verdinha… um visual incrível!

As refeições no barco foram super bacanas e honestas: frutos do mar, comida típica vietnamita, arroz branco bem temperadinho, saladas, frutas frescas. Só não estavam inclusas as bebidas, mas os preços também não eram os mais abusivos!

A primeira parada foi na Ti Top Island, uma das maiores ilhas do arquipélago e que possui uma pequena estrutura turística. Por se tratar de um Parque Nacional, é preciso pagar para entrar na ilha, mas o ingresso também estava incluso no pacote. 😉

halong6

O grande barato da ilha é subir a escadaria (cansativa pra caramba por causa do calor úmido!! leve uma garrafinha de água com você!) que te leva ao topo da montanha e de lá ter uma visão super privilegiada de Halong Bay! Não deixe de subir!! E depois de se cansar bastante da subida, desça e dê um mergulho! A praia da ilha costuma estar bem cheia devido à grande quantidade de passeios de barco que param lá, mas vale a pena o mergulho refrescante!

A segunda parada foi na incrível Sung Sot Cave, uma enorme caverna formada por rochas de erupção vulcânica. Visuais incríveis te aguardam lá, seja dentro da caverna, ou depois de escalar parte dela e ter outra vista maravilhosa do mar cor de esmeralda e das ilhotas. Coisa linda!!

halong4

Mas, para mim, o melhor passeio foi na manhã do 2o dia de cruzeiro: pegar o caiaque e remar por entre as ilhas de Halong Bay. O mar é calmíssimo e o visual tira o fôlego e as palavras das pessoas! O grupo seguiu em silêncio, contemplando o momento e a única voz que ouvíamos era do guia do grupo.

halong3

Além das atividades fora do barco, dentro dele aproveitamos uma mini-festa para ver o pôr do sol (alguns drinks e frutas gratuitos), uma aula de tai chi chuan no nascer do sol e uma breve aula de culinária pra aprendermos a fazer o típico churrasco vietnamita e o rolinho primavera em papel de arroz.

Ou seja, minha gente, vale o investimento, vale os visuais que você nunca mais vai esquecer e vale muito a experiência de compartilhar esses momentos com viajantes de todo o mundo!!

Se Vietnam está no seu roteiro de viagem, Halong Bay é parada obrigatória!!!

Devido a um problema na linha de trem que ia para o sul do Vietnam, infelizmente, não conseguimos ir para as maravilhosas praias ao sul do país, como Nha Trang ou Mui Ne. Porém, se você tiver grana e tempo, coloque esses lugares incríveis no seu roteiro e depois nos contem como foi! 😉

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Como fazer a Trans Siberiana

Rota de volta ao mundo: Começando a organizar

Manual completo para viajar de navio de carga

Como chegar a Machu Picchu

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*