Monocasco vs Catamaran – Qual o melhor ?

Data: 7 fevereiro, 2016

Categoria: Barcos

Um dos leitores do blog me perguntou qual era a melhor opção de barco para se morar: um monocasco ou um Catamaran. Após realizar uma larga pesquisa e conversar com alguns velejadores mais experientes, consegui escrever esse artigo. Vamos lá.

catamaran-vs-monocasco
Vamos levar em consideração um veleiro onde 2 pessoas consigam levar ele tranquilamente, para travessias e para morar. Não vamos falar aqui de barcos de competição e nem de trimarans.

1. Conforto

O Catamaran é muito mais espaçoso e estável comparado com o monoscasco. Em questão de volume, um veleiro catamaran de 44 pés tem o mesmo volume de um monocasco de 53 pés. Isso é ótimo pois em um barco menor, com um catamaran você tem mais espaço disponível do que em um tradicional monocasco.

A estabilidade de 2 cascos separados é muito maior do que o veleiro monocasco, isso faz toda a diferença quando você mora no barco. Imagine sair para velejar e poder deixar seu café na mesa sem o perigo dele sair voando. Isso tem algumas desvantagens na segurança ( veja mais abaixo ), porém, sua esposa vai te amar bem mais sem passar a noite toda inclinada em 20 graus como em um veleiro monocasco.

catamaran-vs-monocasco4Veja no gráfico a diferença da inclinação X velocidade do vento

O Catamaran é cerca de 20% mais rápido que o monocasco, ele não carrega uma quilha super pesada que gera arrasto na água. Por falar nisso, você pode navegar mais tranquilo sabendo que não vai enroscar em um coral, pedras ou qualquer outra coisa que possa bater na sua quilha. Que tal poder chegar até a areia com seu veleiro e acampar na praia?

catamaran-vs-monocasco5
Outra vantagem é que os ambientes do barco são em cascos diferentes, separados por um corredor. Você terá privacidade real e não como em ambientes separados por alguns milímetros de madeira e resina.

2. Segurança

Os catamarans são conhecidos por não afundarem nunca. Em um monoscasco, se abrir um rombo em alguma colisão, com o peso da quilha, você pode afundar igual um saco de batatas, você não terá alternativa senão abandonar o navio e ir para um bote salva-vidas ( isso, se der tempo ).

No caso do catamaran, eles naturalmente são mais leves e devido aos cascos separados, não importa o que aconteça, eles vão continuar boiando. Mesmo eles 100% virados, vão continuam boiando. Existem diversos modelos com escotilhas de segurança para trabalhar nele mesmo virado de ponta-cabeça, isso é perfeito para trabalhar remendos no rombo e tentar levar o barco para um porto mais próximo.

Uma vantagem do monocasco é justamente o desconforto dele. Como assim?? O velejador tem como perceber a intensidade do vento somente pela inclinação do barco, se estiver inclinando muito, ele pode ir e caçar menos as velas ou até mesmo reduzir a área delas. No catamaran, o velejador tem que ficar atendo ao lado de fora, acompanhando as condições do tempo e cuidando para não ser pego de surpresa por um vento muito forte.

3. Preço

O preço de um monocasco é menor que o catamaran, porém, se você levar em consideração o volume cúbico por pé ( lembra que o catamaran tem mais volume? ), esse preço tende a equilibrar. Outra coisa é que o catamaran é um barco mais leve e necessita de um Rig menor para desenvolver a mesma velocidade, mesmo em ventos calmos. Lembre-se do “barcos grandes, problemas grandes”.
catamaran-vs-monocasco2

Nesse gráfico, parece que o custo do monocasco é muito menor por pé

catamaran-vs-monocasco3

Mas nesse gráfico, percebe-se que o custo por volume é quase igual

A vantagem do monocasco é que ele é um barco clássico, tendo um poder de venda maior e uma quantidade maior de marinas preparadas para você amarrar seu barco. Comercialmente falando, o monocasco é venda certa.

Com o crescimento do mercado de catamarans, isso tende a ficar igual por igual.

Conclusão final

Eu acho os barcos monocasco lindos, mas se fosse para comprar um barco hoje para morar e viajar por aí, escolheria um Catamaran. Eles tem suas diferenças como podemos ver, mas as vantagens de um velejo seguro e confortável são imbatíveis no Catamaran.

Nenhum barco é perfeito, o que é perfeito é a combinação do velejador com um determinado tipo de barco. Meu conselho sempre é: veleje o máximo que conseguir e experimente barcos diferentes. Assim você encontra o SEU barco perfeito.

Um abraço e bons ventos!

Procurando seu barco ideal? Clique aqui.

7 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Melhores barcos para morar

Quanto custa morar em um barco

Como construir seu barco

Como usar o sextante

7 comentários
  1. 6 de maio de 2016

    Ainda não comprei o Projeto do barco à construir por motivos diversos inclusive a duvida se Catamaran ou os mono vejo boas qualidades no 2 porém tenho uma caidinha pelo Clássico confesso e me prendo quanto ao custo em marinas em especial a que vou registra-lo pois não sei quanto tempo vou levar pra soltar as amarras pois creio levar um tempo a criar bagagem suficiente para a tal responsabilidade, marca esta cravada já na infância (crenças) alias estou treinando me livrar de algumas pois nos escravizam de certa forma. Um abraço.

    1. Will Gittens Responder
      7 de maio de 2016

      Assim como você, também tenho uma queda pelo clássico monocasco. Sim, crenças e medos nos escravizam e limitam nossa liberdade, mas citando aqui o grande Amyr Klink, qualquer 100 metros de água já são suficientes para nos matar, porque não arriscar ir mais longe?? Um grande abraço e obrigado por acessar o blog!! Bons ventos!

  2. Euclides Responder
    1 de junho de 2016

    Que tal colocar um comparativo também com os trimarans?

    1. Will Gittens Responder
      4 de junho de 2016

      Olá Euclides, valeu por ler o artigo!! Os trimarans não são tão comuns no mundo da vela, assim que tivermos números para comparar, vamos colocar no blog. Os últimos estudos que fizemos ainda não tinhamos gráficos e experiência de comparação entre eles. Um abraço e bons ventos!!

    2. Jackson Responder
      5 de junho de 2016

      Já tive 2 Monocascos, já velejei em catamarã e estou construindo um trimarã, o Trimarã ganha dos demais nos quesitos velocidade e custos, mas perde feio no quesito conforto para moradia, o meu terá 8,20 metros e caberá apenas uma pessoas em pernoite, como pretendo viver e viajar solitário dei prioridade a segurança e custos. espero ter ajudado.

      1. Will Gittens Responder
        7 de junho de 2016

        Obrigado por compartilhar sua experiência. Um grande abraço e boa sorte com seus planos. Bons ventos!!

  3. alvaro Responder
    9 de setembro de 2017

    Em mar revolto e desencontrado…o catamarã so corre o perigo de capotar?

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*