Que tal começar a produzir veleiros ?

Data: 18 novembro, 2015

Categoria: Barcos

Leio bastante sobre aventuras, barcos e construção de veleiros e encontrei uma tese que vai servir para quem quer mudar de vida e começar a construir barcos.

No Brasil, veleiros de pequeno porte são bem caros, dificultando o acesso à Vela justamente na fase de entrada no esporte. Escrevo esse artigo para você que tem uma grana guardada e quem sabe, pode mudar de vida e começar a produzir veleiros utilizando a técnica pesquisada pelo Sergio Ricardo Grosse Rossi, mestre da POLI-USP no curso de Engenharia Naval e Oceânica.

O que o mestre propõe é utilizar moldes, polietileno e a técnica de rotomoldagem para construir veleiros mais baratos que os encontrados no mercado nacional. Lá fora essa técnica é comum, inclusive os barcos da classe O´pen BIC são feitos assim.

classe-open-bic
Para quem não sabe, a rotomoldagem é amplamente utilizada no mercado e provavelmente você já viu peças de plástico produzidos com essa técnica. Sabe aqueles brinquedos infantis ? São feitos da mesma forma, assim como caixas de água e diversos outros itens.

tecnica-rotomoldagem
Se você planeja entrar para esse mercado, dá uma olhada na tese dele, disponibilizo aqui no blog e abaixo segue o link em PDF do grandíssimo trabalho criado para a obtenção de mestrado em engenharia.

botao_veleiro

 

4 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Como construir seu barco

Como usar o sextante

Quanto custa morar em um barco

Melhores barcos para morar

4 comentários
  1. Aris Adalberto Responder
    25 de novembro de 2015

    Sou o representante da Bic Sports no Brasil para os Open Bic. Qualquer dúvida fiquem a vontade para me consultar.

    Grato

    Aris

    1. Will Gittens Responder
      25 de novembro de 2015

      Olá Aris,
      Bem-vindo ao blog. Vou deixar seu comentário para os visitantes interessados entrarem em contato. Abraço e obrigado!

  2. Ulisses Cobucci Responder
    3 de Março de 2017

    Já estou planejando a alguém tempo, economizando dinheiro, falta tempo, mas pretendo iniciar produção de madeira com fibra, até chegar a forma exata para plástico. Mas o mercado é realmente bom pra novidades.

    1. Will Gittens Responder
      6 de Março de 2017

      Fala Ulisses, esse é mesmo o caminho, vai projetando até conseguir um molde perfeito para começar a produzir em escala. O mercado nacional necessita de um modelo feito de materiais modernos e com um custo acessível, já que está pensando nisso, fica a nossa dica! Abração e obrigado pela visita.

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*