Uma história de amor por Amsterdam

Data: 23 Janeiro, 2016

Categoria: Mochilão

 

DSCN0052

Essa é a minha terceira visita a Amsterdam e, mais uma vez, fui positivamente surpreendida pela cidade. Estive nessa belezura holandesa em três épocas distintas e como as estações do ano são super bem definidas nesse pedaço do planeta, peguei temperaturas e climas super diferentes.

Em 2012, estive na cidade no outono. Toda a Amsterdam tinha tons de laranja, amarelo, dourado. A temperatura girava em torno de 17o. C e o sol aparecia pra iluminar as árvores que ainda tinham bastante folha, e no chão outra grande porção delas já mudando da cor laranja pro marron. A arquitetura super característica daqui e os canais ficavam ainda mais bonitos naquelas cores e havia muitas pessoas nas ruas, turistas e residentes da cidade, artistas de rua, bares, lojas, museus, uma cidade muito viva.

Em 2014, voltei à Holanda no fim da Primavera e o clima era quente na cidade, na casa dos 26 graus. As árvores repletas de folhas verdes e flores. E todos os canais cheios de vasos de flores. Tudo muito, muito colorido e lindo. A mesma vida borbulhava nas ruas e havia gente de todos os cantos do mundo desfrutando e contemplando as maravilhas de Amsterdam.

20140623_153954

Agora em 2016, eu estava prestes a pegar o avião para retornar à cidade pela terceira vez em pleno inverno europeu, encontrar o maridão para iniciarmos a volta ao mundo, e confesso que estava com um medinho de chegar naquele frio de lascar e encontrar uma cidade triste, cinza, vazia…

Por muita sorte, cheguei à cidade em uma 6a feira sim muito fria, mas muito clara. O sol estava escondido entre as nuvens, mas iluminou o dia e muitos turistas puderam circular para aproveitar as paisagens e atrações de Amsterdam.

DSCN0012

Já hoje, sábado, nosso segundo dia juntos aqui na Holanda, o dia foi um verdadeiro presente! Super iluminado, saía até um solzinho que nos animou a andar por horas, mais de 10 km, e visitar todos os pontos mais famosos da cidade: Dam Square; Mercado de Flores; Letreiro I Amsterdam; Red Light District; e os maravilhosos canais que rendem imagens dignas de quadros.

DSCN0025

A temperatura estava na casa dos 5 graus, as árvores estavam totalmente sem folhas, os canteiros quase todos secos e apenas os gramados resistindo verdinhos ao frio. E, mesmo assim, a cidade continuava incrivelmente linda. Os prédios e casas colados, coloridos, cheios de janela, os canais, as bikes, as casas-barco com chaminés… e com alguns atrativos do inverno, como uma pista de patinação no gelo em frente ao letreiro, na Museumplein!


DSCN0068

Os trams que convivem bem com ônibus, bicicletas, motos, carros e pedestres. Muitas opções de lugares para comer, e para diversos bolsos, como os bolinhos-verde super tradicionais aqui, que parecem um pouco nossos croquetes (mas cheios de condimento) e você compra numa vending machine por 1,50 euros.

Após visitar Amsterdam em três períodos totalmente distintos eu posso falar: definitivamente, eu adoro essa cidade!

E recomendo que você coloque em seu roteiro! =)

4 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Manual completo para viajar de navio de carga

Como fazer a Trans Siberiana

Como chegar a Machu Picchu

Rota de volta ao mundo: Começando a organizar

4 comentários
  1. eny monteiro nascimento Responder
    23 de Janeiro de 2016

    Que delícia, estou viajando com vcs queridos!!Muita luz e beijos!!

    1. Will Gittens Responder
      24 de Janeiro de 2016

      Eu sou meio ranzinza em ver as belezas das cidades como a Fê, eu sou mais da natureza… mas viajar com ela é bom porque ela tem essa forma poética de ver tudo e acaba nos contaminando. Continuem acompanhando que tem muita beleza do mundo para compartilharmos. Beijos!!

  2. Rezoca Responder
    2 de Fevereiro de 2016

    Demais o seu relato, Fezoca!!! Traduz exatamente o que é Amsterdam! Puro amor!!! 😍 Bjssss

    1. Fefa Trindade Responder
      2 de Fevereiro de 2016

      Cidade tão linda em qualquer estação!! Muito amor por Amsterdam!! Obrigada por me apresentar a cidade! <3

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*