Vale a pena fazer um mochilão pela América do Sul?

Data: 9 dezembro, 2016

Categoria: Mochilão

Se você está com pouco tempo e quer chegar logo ao ponto central desse texto, a resposta é: Sim! Vale muito a pena fazer um mochilão pela América do Sul! 🙂 😀

pordosol_uyuni5

Agora, se você está em busca de motivos para tomar a decisão ou para convencer alguém a embarcar com você nessa aventura, dá uma olhada nas dicas do post e fique a vontade para deixar comentários com mais dicas para quem quer fazer uma trip em solo sul americano.

Muita gente sonha em fazer aquela épica eurotrip parecida com roteiro de filme: mochilão nas costas, câmera na mão e incríveis experiências na França, Itália, Croácia e por aí vai.

Mas aí olha a cotação do euro e começa a fazer as contas, se desanima e acha que essa vida de mochileiro é só para os ricos.

Enganam-se, pois a América do Sul está aí pra provar que é possível fazer uma jornada épica por um continente cheio de lugares e construções incríveis e gastar pouco na viagem!

Preços baixos para viajar pela América do Sul

O primeiro ponto positivo de fazer um mochilão pela América do Sul é o baixo preço das coisas que o viajante precisa: transporte, hospedagem, alimentação, ingressos.

Como a cotação da maioria das moedas sul americanas é baixa para o real (imagina só para o dólar ou euro) e o custo de vida não é muito alto no maioria dos países, fica barato viajar pros nossos países vizinhos.

machu picchu4

Trilha para Águas Calientes, onde uma diária não sai por menos de 80 dólares o casal… pesado!

É claro que quanto mais turístico for o local, mais caros serão os produtos e serviços (vide o valor das hospedagens em Águas Calientes, cidadezinha próxima a Machu Picchu).

Com planejamento e pesquisa, você consegue economizar e se divertir na mesma proporção.

Natureza exuberante para todos os gostos

A América do Sul proporciona tantas opções de paisagens naturais incríveis que só esse motivo já basta para se convencer a fazer um mochilão pelo continente sul americano.

Quem gosta de contemplar visuais incríveis e praticar esportes radicais, vai encontrar muitas opções nos desertos, salares, montanhas, praias, lagos, cachoeiras, neve.

Lago Titicaca - Peru

Lago Titicaca – Peru

Os points mais famosos estão no Chile, Argentina, Peru, Uruguai, mas é só fazer uma boa pesquisa para encontrar experiências incríveis de mochileiros que visitaram a Bolívia, Colômbia, Venezuela. Tem pra todo gosto!

Arquitetura de tirar o fôlego na América do Sul

Pra quem prefere contemplar construções, ao invés de desbravar paisagens naturais, a América do Sul também oferece arquitetura incrível para todos os gostos, desde as construções Incas no Peru, a arquitetura argentina que nos lembra a europeia, modernidade de Santiago do Chile, vilarejos na Bolívia.

cusco4

Cusco, Peru

As cidades mais cosmopolitas são tão encantadoras quanto as cidadezinhas e vilas típicas. Quem gosta de apreciar cidades e construções, tem muita coisa pra fazer na América do Sul.

Ponto de atenção: estradas e transportes!

Um ponto sempre muito bem elogiado pelos mochileiros que viajam pela Europa é o transporte maravilhoso entre os países.

A rede ferroviária europeia atende quase todos os lugares para onde você possa querer ir e as viagens de ônibus são baratas (de 5 a 20 euros para fazer longas viagens) e seguras.

Já na América do Sul, o transporte entre cidades e países pode ser um ponto que dificulte a economia.

Se você se recusa a viajar em condições pouco seguras, estradas em ruínas ou ônibus sem cinto de segurança, terá que fazer seu mochilão com diversos vôos e evitar as viagens por terra principalmente na Bolívia e Peru.

Atravessando a fronteira com a Bolívia a pé pra pegar um ônibus menor que coubesse na balsa. Tenso!

Atravessando a fronteira com a Bolívia a pé pra pegar um ônibus menor que coubesse na balsa. Tenso!

Na Argentina, as estradas são boas e as passagens de ônibus mais baratas. No Uruguai, passagens rodoviárias caras. No Brasil, caríssimas. Rede ferroviária praticamente inexistente.

Então, esse é um ponto que merece planejamento caso você não seja um casca grossa pra enfrentar estradas terríveis.

Motivos não faltam para embarcar nessa aventura! Pra ver mais de perto a experiência do Will em um mochilão pela América do Sul com 800 reais, dá uma olhada no vídeo!

0 comentários

Compartilhe!
Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no Google+ Compartilhar no LinkedIn Enviar por email
Palavras:

Você vai gostar de ler:

Como chegar a Machu Picchu

Rota de volta ao mundo: Começando a organizar

Como fazer a Trans Siberiana

Manual completo para viajar de navio de carga

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*